A catadora Luciana Soares Rolim, 36 anos, luta há sete anos para tirar uma nova via da certidão de nascimento. Luciana não consegue porque no documento atual o nome dela, em vez de Luciana, foi impresso "Luciano Soares Rolim" e o sexo, em vez de feminino, veio masculino.Foto: Reprodução/TV Verdes Mares
O problema da catadora começou em 2017, quando Luciana foi assaltada na rua e, nesse crime, levaram os documentos dela. Por conta do incidente, ela precisou tirar a segunda via da certidão de nascimento. Quando Luciana Soares foi ao cartório para receber o documento, ela teve uma surpresa ao ver as informações impressas erradas.
"Eu disse para a pessoa de lá do cartório. Ela disse que não era erro dela, era da escrivã, que já tinha falecido, e não tinha como consertar o erro. E ela ainda duvidou, disse que eu era um homem montado de mulher", diz Luciana.
A atendente do cartório forneceu o número de telefone da Defensoria Pública, mas Luciana afirma que ainda não conseguiu entrar em contato. "A gente liga, chama, chama, chama, não atende. E quando eu vou lá, só quando eu posso, porque tem um dinheiro. Ou eu compro alimento, ou então eu pago passagem para ir saber sobre o processo", lamenta
Com informações do G1 Ceará l.
Horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30); veja regras para TV e rádio no Ceará
Foto Shutterstock |
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para o 1º turno das Eleições Municipais de 2024 começa nesta sexta-feira (30), e seguirá até o dia 3 de outubro. Durante esse período, as campanhas para os cargos de prefeito e vice-prefeito terão 20 minutos diários em rede, divididos em dois blocos de 10 minutos cada, de segunda a sábado.
O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro. Já o segundo, se necessário, deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês.
Nos municípios onde houver segundo turno, a divulgação deve acontecer entre 11 e 25 de outubro.
Os candidatos que irão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador puderam registrar a candidatura na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. Segundo dados do TSE, foram registrados 458.133 nomes.
Transmissão
No rádio, os blocos de propaganda eleitoral serão transmitidos das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, a veiculação ocorrerá das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Além dos blocos de propaganda, a legislação prevê a exibição de 70 minutos diários em inserções de até 1 minuto, que serão distribuídas ao longo do dia, inclusive aos domingos, para os cargos de prefeito e vereador.
A legislação não prevê a transmissão em cadeia para a propaganda eleitoral de vereadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário