Foto Fabiane de Paula |
Os números de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no país, foram divulgados na manhã desta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC). Conforme os dados preliminares apresentados no evento, o Ceará apresentou uma melhora nos índices de educação no Ensino Fundamental, mas o Ensino Médio não atingiu a meta.
Pela primeira vez, o levantamento é exposto sem comparação com metas predefinidas, já que elas só foram projetadas até o ano de 2021. No entanto, o MEC decidiu repeti-las para este ano.
Como a pesquisa é realizada a cada dois anos, este também é o primeiro Ideb divulgado após a edição de 2021, ano impactado pela pandemia da Covid-19, que interrompeu o crescimento histórico que os indicadores vinham tendo. Com a paralisação de aulas presenciais e a maioria de reprovações evitada, a qualidade do ensino foi comprometida.
O Ideb tinha metas diferentes para cada estado, município e escola, combinando informações de desempenho em provas de Língua Portuguesa e Matemática e taxas de aprovação ao fim de cada etapa de ensino: 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
Conforme o Inep, seguindo o exemplo nacional, o Ceará vivenciou movimentação de aproximação do Índice em relação a 2019, com tendência de crescimento. Nas demais etapas, houve tendência de estabilidade nos resultados.
O Estado obteve o melhor êxito da série histórica, iniciada em 2007, nos Anos Iniciais. O Estado atingiu nota de 6,6 - segunda melhor do país, atrás apenas do Paraná, com 6,7 -, superior à de 6,4 de 2019. Nacionalmente, nesta etapa, o Ideb previa nota 6,0.
Nos Anos Finais, cujo ciclo se encerra no 9º ano, a tendência foi de estabilidade. Repetindo 2021, o Ceará também atingiu a meta nacional de 5,5, superior ao 5,4 alcançado em 2019. Nessa etapa, o Estado empatou com Goiás e Paraná.
Já o Ensino Médio, mais uma vez, não atingiu a meta. Segundo o MEC, a meta nacional para 2021 era de 5,2, mas nenhum Estado obteve sucesso. O Ceará ficou com nota 4,3, a mesma de dois anos atrás e inferior ao 4,4 de 2019.
Com informações do Diário do Nordeste.
Dois corpos são encontrados esquartejados em matagal, no Ceará
Foto Nathan Gomes/GCC |
Dois corpos esquartejados foram encontrados na tarde desta quarta-feira (14), em uma cova de aproximadamente um metro de profundidade, localizada em um matagal na cidade de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
As vítimas não foram identificadas, no entanto, as suspeitas é de que são provavelmente dois moradores do município desaparecidos desde o último dia cinco de agosto. Os corpos foram descobertos por meio de equipes que estavam monitorando a área.
A cova, que foi identificada após uma investigação, também revelou que o local continha a presença de um ponto de refúgio de criminosos no terreno. O local, que estava escondido em meio à vegetação densa, foi o ponto onde os dois corpos esquartejados foram encontrados, em Caucaia.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, por meio de nota oficial, que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada para uma ocorrência de achado de cadáver, na tarde desta quarta-feira (14), no município de Caucaia
Na ocasião, dois corpos com sinais de violência foram localizados em estado avançado de decomposição, no bairro Guajiru. Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e colheram informações que subsidiarão a apuração policial. O caso será investigado pela Delegacia Metropolitana de Caucaia. A ocorrência está em andamento.
Com informações do Portal GC Maís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário