Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Com mais de 600 registros, quantidade de focos de incêndio no Ceará cresce 23,5% em 2024

 

Os números tendem a ser ampliados até novembro, período de temperaturas mais elevadas no estado.
Paulo Junior
Foto: Reprodução  https://www.miseria.com.br/

Levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que a quantidade de focos de incêndio no Ceará cresceu 23,5% entre os meses de janeiro e agosto de 2024. O percentual é atingido quando se campara os meses deste ano com o igual período de 2023. De acordo com o Inpe, no ano – passado neste mesmo período – foram registrados 518 focos, já em 2024 o número saltou para 640.

Esse quantitativo coloca o Ceará na 19° posição em nível nacional, entre os estados com maior número de focos de incêndio neste ano. A liderança do ranking é ocupada pelo Mato Grosso do Sul, que já verificou mais de 23 mil focos desta ordem. O Pará vem em segundo, o estado do Norte brasileiro anotou, até o momento, mais de 16 mil registros deste tipo.

Pontua-se que no Nordeste as unidades da federação com quantitativo mais elevado são os estados do Maranhão (6.906 focos), Bahia (3.363 focos) e Piauí (2.563 focos).

Retomando a crescente dos dados no Ceará, tem-se a indicação de que o Corpo de Bombeiros cearense já atendeu 1.655 ocorrências de incêndio em vegetação. Frisa-se, ainda, que apenas neste mês de agosto foram 390 casos. Nessa linha, é importante reportar que os dados compreendem os registros feitos até a última quarta-feira (28).

Salienta-se que no contexto cearense a crescente dos focos tende a ser verificada com maior predominância entre os meses de agosto e novembro, por causa do aumento das temperaturas. Desta forma, os órgãos de prevenção e combate à incêndios tem mantido atenção redobrada para este período, é o que garante o Corpo de Bombeiros prioritariamente.

O Corpo de Bombeiros pode ser contatado pelo telefone 193. 

Idoso de 77 anos morre após acidente em Barbalha e tiroteio no Juazeiro deixa três baleados


Um homem morreu em decorrência de acidente em Barbalha e, no Juazeiro, três saíram feridos após tiroteio
Demontier Tenório(Foto: Reprodução)https://www.miseria.com.br/

Seu João foi atropelado na Avenida Leão Sampaio 

Um homem morreu em decorrência de acidente em Barbalha e, no Juazeiro, três saíram feridos após tiroteio. Por volta das 19 horas desta quinta-feira o agricultor João Soares de Lima, de 77 anos, foi atropelado por uma moto e morreu meia hora depois no Hospital Regional do Cariri (HRC) para onde foi socorrido. Ele residia no Sítio Retiro na zona rural de Crato e o acidente aconteceu na Avenida Leão Sampaio em Barbalha quando tentava atravessar a via.

Já por volta das 6 horas desta sexta-feira houve um tiroteio no bairro Tiradentes e três pessoas saíram feridas. Segundo informações da polícia, dois homens foram até à casa de um desafeto para matá-lo e terminaram recebidos à bala gerando troca de tiros. Mesmo baleado, o dono da casa apanhou o seu carro e tentou atropelar a dupla que, também ferida, conseguiu tomar e fugir no carro do homem identificado apenas por “Isaias”.

Mais adiante a dupla que um dia foi amiga de “Isaias”, abandonou o carro e roubou uma moto no bairro Juvêncio Santana, sendo interceptada por militares do RAIO e Policiamento Ostensivo Geral (POG). Eles terminaram socorridos ao Hospital Regional do Cariri (HRC), onde o primeiro já estava e um deles já tinha contra si mandado judicial em aberto. A polícia aguarda os procedimentos clínicos para levar o trio à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário