Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 1 de março de 2021

CEARÁ EM FEVEREIRO - Cariri foi região em que mais choveu, seguida de Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns

  Nas regiões mais secas do Estado, no Sertão Central e Inhamuns, as chuvas estão acima da média no primeiro mês da quadra chuvosa

Chuva no Crato em 26 de fevereiro

As chuvas em fevereiro no Ceará alcançaram a média histórica para o mês puxadas por três regiões: Cariri, Ibiapaba e a grande região do Sertão Central e Inhamuns. O Cariri foi onde mais choveu no Ceará neste primeiro mês da quadra chuvosa. A média foi de 242,4 milímetros, 45,3% acima da média.

Chuvas em fevereiro por macrorregião

Já o Sertão Central e Inhamuns, que abrange os locais mais secos do Estado e tem o maior território entre as macrorregiões, foi a segunda área onde as chuvas do mês mais superaram a média histórica. Foram 140,1 milímetros, 33% acima da média para o período.
Embora na Ibiapaba tenha chovido mais, aquela região serrana tem média de chuvas superior à das áreas de sertão. Foram 175,4 milímetros, 20,4% acima da média histórica.
Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) são parciais, e foram atualizados na tarde deste domingo, 28 de fevereiro.
Nas outras cinco macrorregiões do Ceará, as chuvas do mês ficaram abaixo da média histórica. O Litoral de Fortaleza teve o maior desvio negativo, com chuvas 47,8% abaixo da média histórica. Aliás, em toda a região litorânea, onde costuma haver concentrações maiores de chuvas, as precipitações ficaram abaixo da média em fevereiro.
No litoral do Pecém, choveu 72,3 milímetros, 44,2% abaixo da média. No Maciço de Baturité, outra região que costuma ter boas chuvas, as precipitações somaram 96,7 milímetros, desvio negativo de 23,8%.
Na região Jaguaribana, onde está o mais importante sistema hidrográfico do Ceará, choveu 94,5 milímetros, 17,5% a menos que a média.
No Litoral Norte, os 140 milímetros observados são 13,1% abaixo da média.
Na média do mês, choveu 138,2 milímetros na parcial até a tarde deste domingo, 16,5% acima da média histórica.

Jovem de 19 anos morto a pauladas na região do cariri

 Ele foi vítima de espancamentos a pauladas perto de sua casa e não resistiu a gravidade dos ferimentos


Robson morreu pouco tempo após dar entrada no Hospital Geral de Missão Velha

Após três semanas sem registro de homicídios em Missão Velha uma pessoa foi assassinada na noite do último domingo (28), naquele município. Por volta das 21 horas morreu no Hospital Geral de Missão Velha o jovem José Robson de Oliveira Silva, de 19 anos, que residia no Sítio Geral na zona rural daquele município. Meia hora antes, o mesmo tinha sido vítima de espancamentos a pauladas perto de sua casa quando terminou socorrido às pressas pelo SAMU.
No hospital ainda houve tentativa de reanimação, mas Robson faleceu em virtude da gravidade dos ferimentos. O sítio onde tudo aconteceu já fica perto da divisa com o município de Brejo Santo e, segundo informações de testemunhas passadas para a polícia, o principal suspeito do crime é uma pessoa identificada apenas por “Eduardo” que reside em Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário