Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Números reais apontam que no mês de maio Ceará registrou 298 assassinatos

Quinta-Feira 2.6.2016 049
Junho já começou violento com um duplo assassinato em Juazeiro do Norte
Ao contrário do que anunciou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, na Assembleia Legislativa, ontem, o Ceará registrou 298 casos de homicídios no mês de maio. O gestor sustentou diante dos deputados que foram “apenas” 274 e que os índices da violência continuam caindo mês a mês.
Na verdade, foram 298 homicídios, latrocínios e casos de lesões corporais seguidas de mortes, cuja denominação técnica é Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).   E a maioria deles ocorreu na Grande Fortaleza. Foram 163 casos, sendo 81 na Capital e outros 82 nops demais municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
No Interior do Ceará as autoridades registraram nos 31 dias de maio de 2016, 135 assassinatos, sendo 77 no Interior Sul e 58 no Interior Norte.
Números
Na tentativa de mascarar os números reais da violência armada no Estado, a SSPDS deixa de fora das estatísticas mensais dos CVLIs os crimes de morte registrados dentro das unidades do Sistema Penitenciário (cadeias públicas, presídios, penitenciárias, hospitais do Sistema Penitenciário, Casas de Custódia, colônias agrícolas e outros). Também não são contabilizados os assassinatos decorridos de confrontos entre policiais e bandidos quando os últimos morrem.
Assim, em maio, a SSPDS deixou de contabilizar nas suas estatísticas as 18 execuções sumárias praticadas dentro dos presídios durante a mega rebelião ocorrida entre os dias 21 e 22 de maio. Vários corpos carbonizados ou apresentando multiplicidade de lesões produzidas por espancamento, pauladas, golpes de faca, cossoco, barras de ferros e outras armas, foram recolhidos nos presídios CPPL 1, 2 3 e 4, Presídio do Carrapicho e na Penitenciária de Pacatuba.
Com os 18 assassinatos nos presídios, o Município de Itaitinga acabou aparecendo na estatística dos CVLIs  de maio/2016 como o segundo mais violento do mês na Grande Fortaleza, com um total de 26 casos (18 nos presídios e outros 8 fora deles).
Veja agora os números reais dos homicídios no Ceará em maio/2016:
GRANDE FORTALEZA:
Capital ...... 81
Aquiraz .....   5
Caucaia ..... 15
Cascavel ..... 2
Chorozinho.. 1
Eusébio ......  4
Horizonte ...  2
Itaitinga ..... 26
Maracanaú .. 11
Maranguape .  2
Pacajus .........  4
Pacatuba ....... 8
Pindoretama .  1
São Gonçalo ..  1
TOTALIZAÇÃO GERAL DE CVLIS EM MAIO DE 2016:
CAPITAL ................... 81
RMF ......................... 82
INTERIOR NORTE ...... 58
INTERIOR SUL .......... 77
Total Geral ............... 298
blogdofernandoribeiro.com.br/

Secretária de advogado é assassinada no escritório, em Senador Pompeu. Foi a 101ª mulher morta no CE em 2016

Quinta-Feira 2.6.2016 025
Corpo de Jeane Magalhães Pimenta apresentava muitas marcas de violência
A Polícia Civil do Ceará está diante de mais um crime de morte misterioso. A vítima foi uma mulher de 40 anos, cujo corpo acabou sendo encontrado nas dependências de um escritório de advocacia, na cidade de Senador Pompeu (a 273Km de Fortaleza), no começo da noite desta quarta-feira (1º). Foi o 101º assassinato de mulher, neste ano, no Ceará. 
Era por volta de 19 horas quando o Destacamento da Polícia Militar daquela cidade recebeu a informação, via telefone, de que uma mulher estava morta no escritório do advogado conhecido como “Doutor Guerreiro”, no Centro. Uma patrulha foi ao local e comprovou a veracidade da denúncia.
O corpo de Jeane Magalhães Pimenta estava completamente ensangüentado, com marcas de golpes de faca, além de sinais de provável esganadura. Ela seria funcionária do escritório e pode ter sido vítima de um crime passional ou mesmo de um caso de latrocínio (roubo seguido de morte).
Conforme informações iniciais colhidas pela Polícia, não havia sinais de arrombamento no escritório onde a vítima trabalhava como secretária. Jeane era considerada uma pessoa simpática, mas muito discreta,  reservada.  Ninguém soube informar se ela estava tendo algum relacionamento, pois, a princípio, não tinha namorado. O corpo da vítima foi encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), na cidade de Quixeramobim.
Jeane Pimenta foi a 101ª mulher assassinada no Ceará neste ano. 
.blogdofernandoribeiro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário