Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 2 de junho de 2016

INSS não antecipará parcela do 13º de aposentados, pensionistas e segurados


inss-631x450Os mais de 30 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS em todo o país não vão receber antecipadamente a primeira parcela do décimo terceiro este ano. O Ministério da Fazenda confirmou nesta quarta-feira que o governo interino do presidente Michel Temer não fez o provisionamento dos recursos para pagar a primeira parte na folha de agosto como ocorre há dez anos.
Segundo a Fazenda, o crédito antecipado não está previsto para ser feito. A liberação do pagamento depende de publicação de decreto presidencial, que também não está prevista a publicação, informou a pasta.
A antecipação da primeiro parcela do 13º salário do INSS resultou de acordo firmado em 2006 entre o então presidente Lula e entidades representativas dos aposentados e pensionistas. A partir daquele ano, o depósito da metade do abono passou a ser feito sempre juntamente com a folha do mês de agosto. O crédito ocorria até o começo de setembro.
Levy tentou não antecipar em 2015
No ano passado, porém, o dinheiro chegou com atraso. Depois de ameaçar não assinar o decreto conjunto com o Ministério da Previdência, o então ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou a propor dividir o pagamento de 50% do décimo terceiro em duas parcelas.
Na época, os aposentados ameaçaram entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrar o pagamento antecipado de metade do benefício na folha de agosto.
A proposta de Levy criou uma queda de braço entre a Fazenda e a Previdência, que defendia o pagamento integral da primeira parcela do abono natalino. A briga teve um ponto final depois que a proposta foi negada pela presidente Dilma, que determinou que o pagamento fosse feito antecipadamente. A segunda metade foi paga normalmente na folha de novembro, depositada em dezembro.
A informação do Ministério da Fazenda foi recebida com indignação e revolta pela categoria. Presidente da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio (Faaperj), Yedda Gaspar criticou a posição do governo de não antecipar a primeira parcela do 13º.
“Muitos serão prejudicados. Nós já contamos com a antecipação para aliviar nossas dívidas. O governo não pensa mesmo nos aposentados”, reclamou.
O Dia

Ceará registrou 274 homicídios em maio


O Ceará teve 274 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no último mês de maio. Comparado com maio de 2015, o Estado registrou redução de 15% no índice — fato ressaltado por Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública, e atribuído aos esforços dos policiais no combate à violência. Os dados incluem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. 
Ainda conforme o secretário, o número ainda é alto. No entanto, ele ressaltou a sequência de reduções dos índices. Enquanto o mesmo mês de 2014 teve 359 homicídios, maio de 2015 trouxe 323. Os dados foram apresentados em exposição inicial do secretário na Assembleia Legislativa, na manhã de ontem.
A fala foi criticada pelo deputado estadual Audic Mota, líder do PMDB na Casa. Segundo o parlamentar, não é possível comemorar enquanto o mês tem cerca de 300 mortes no Estado.
O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário