Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Rito do impeachment pode ser definido em julgamento na quarta-feira


Na sessão da próxima quarta-feira (16), o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá redefinir grande parte do impeachment. Para tentar barrar o processo, o PC do B questiona não só o acolhimento do pedido por Eduardo Cunha, presidente da Câmara, como também outros atos que ainda estão por vir, até mesmo no Senado, que julgará se houve ou não crime de responsabilidade. As informações são do G1.
Após suspender o processo na última quarta, dia 9, o ministro Edson Fachin, relator da ação, afirmou que irá propor um rito "por inteiro" em seu voto. No julgamento, antes dos votos dos ministros, poderão se manifestar – além do PC do B– a Câmara, o Senado, a Procuradoria Geral da República, a Presidência, e também o PT, o PSDB e DEM, admitidos para opinar no caso.
Afastamento
O maior questionamento do PC do B é com relação ao momento de afastamento provisório da presidente, por até 180 dias, até o julgamento final sobre o impeachment.
Se para a Câmara, isso ocorre imediatamente após 2/3 dos 513 deputados aceitarem a denúncia, na avaliação do Senado, da Presidência, da PGR e também do PC do B, o presidente da República só fica suspenso de suas funções após uma decisão dos senadores.

Igreja Católica perdoa padre Cícero e ele agora pode virar santo


Após nove anos o Vaticano atendeu ao pedido do bispo Dom Fernando Panico e reconciliou o padre Cícero Romão Batista com a igreja católica. Com a reconciliação, não há mais fatores impeditivos para que o "santo popular" do interior do Ceará seja reabilitado, beatificado ou canonizado, segundo o chanceler da diocese do Crato, Armando Lopes Rafael. Leia o resumo da carta do Vaticano à diocese do Crato. Padre Cícero morreu sem conciliação com a igreja católico após o caso conhecido como "milagre da hóstia", no final do século XX. Segundo a crença popular, a hóstia dada por padre Cícero virou sangue na boca de uma beata. Segundo o bispo Dom Joaquim, o "santo popular", interpretou de forma equivocada a teologia e Bíblia. Por conta dos "equívocos", ele foi afastado da igreja católica, explica o chanceler. "Com o perdão e reconciliação, fica entendido que padre Cícero na verdade não errou. Todas as punições foram suspensas.
A igreja entendeu que a pregação de padre Cícero estava no caminho certo e por isso a devoção a ele continuou crescendo durante todos esses anos". Padre Cícero Romão Batista é considerado "santo popular" para muitos fiéis católicos nordestinos. Todos os anos, as romarias em homenagem a eles atraem cerca de dois milhões de romeiros, segundo a Secretaria de Romaria e Turismo de Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário