O desembargador aposentado José Maria de Melo, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), morreu na noite desta sexta-feira, 25, em Fortaleza. O velório será realizado na sede do TJCE, conforme a assessoria do órgão. O POVO apurou que o sepultamento será no cemitério Parque da Paz, mas o horário ainda não foi definido pela família.
José Maria é natural de Groaíras e bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, na turma de 1961.
Em 1969 graduou-se em Administração Pública, pela Escola de Administração do Ceará e em Administração de Empresas, em 1972, na Escola de Administração do Ceará. Como Juiz de Direito, passou pelas comarcas de Farias Brito, Morada Nova, Granja, Tauá, até chegar a Fortaleza. Na qualidade de Juiz de 3a. entrância, foi nomeado Corregedor Geral de Justiça, onde cumpriu um biênio (1968 a 1969).
Os Fóruns das Comarcas de Itapipoca, Groaíras, Aratuba, Farias Brito e Poranga, foram intitulados de “Fórum Desembargador José Maria de Melo”.
Carreira
Ele assumiu o cargo de juiz de Direito da Capital em 27 de setembro de 1969, sendo titular das 9ª Vara Criminal, 3ª Vara Cível, 2ª Vara de Família e Sucessões e Vara Única de Menores Abandonados e Infratores.
Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará pelo critério de merecimento, conforme o TJCE, e passou a integrar a 1a. Câmara Cível. Também foi vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, de 1988 a 1989.
No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, exerceu cargo de presidência de 1989 a 1990. Assumiu a diretoria da Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), nos anos de 1993-94; Eleito Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará para o biênio 1995-96, foi também diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, durantec1995-96.
Em 1997, assumiu como Presidente do Tribunal de Justiça, cargo que ocupou até 1998. Em 1º de fevereiro de 1999 assumiu o cargo de Corregedor Geral da Justiça.
Como professor, ensinou na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade de Fortaleza.
Jovem morre em acidente de trânsito na CE 060 Entre Juazeiro e Barbalha
Acidente de trânsito na manhã de sexta-feira (25) vitimou de forma fatal um jovem conhecido por Jorge Lima. A fatalidade aconteceu na Avenida Leão Sampaio, rodovia que liga os municípios de Barbalha a Juazeiro do Norte. O cobrador pilotava sua moto, uma Yamaha Factor, cor preta, ano 2011, placa OCM-8156, inscrição de Barbalha. Ele guiava no sentido Barbalha-Juazeiro quando, por motivo desconhecido, perdeu o controle do veiculo que saí da pista de rolamento indo chocar-se com uma árvore. Sofreu muitas lesões e o falecimento aconteceu ainda no local do acidente. Jorge era cobrador da COOPATARC (Cooperativa dos Proprietários Autônomos de Transportes), e segundo informações havia ingerido excesso de álcool na noite de natal. A motocicleta em que Jorge Lima trafegava foi apreendida pela polícia e levada para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte para ser entregue a família da família. Fonte: Miséria
ÔNIBUS E VIATURA DA POLÍCA COLIDEM EM FORTALEZA.
Um carro da polícia e um ônibus colidiram na tarde desta sexta-feira (25) em Fortaleza. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o acidente aconteceu no cruzamento das ruas João Moreira e General Sampaio, próximo à Praça da Estação, no Centro.
Ainda de acordo com a AMC, a colisão deixou dois feridos. Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informaram ao G1 que um policial militar sentiu dores e tontura e foi levado para o Hospital Central de Fortaleza (SOS). A AMC informou também que o carro da polícia transportava dois policiais e dois presos.
Fonte: G1Ce
Nenhum comentário:
Postar um comentário