Foto Helene Santos/SVM |
Em quase três anos de pandemia, o Ceará já passou por cinco ondas da Covid-19 — três delas em 2022. Períodos nos quais houve aumento da circulação do vírus e, consequentemente, dos casos confirmados.
Contudo, a partir do terceiro ciclo de contaminação, no início deste ano, o impacto nas internações foi menor. Houve queda de mais de 90% entre a quinta e a segunda ondas. Mudança é relacionada principalmente à vacinação no Estado, avalia o médico sanitarista e gestor em saúde Álvaro Madeira Neto.
No Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), unidade que foi referência no tratamento da doença no Estado e com maior oferta de leitos exclusivos para esta demanda, houve queda de 94,4% entre a segunda e a quinta onda. A segunda, impulsionada pela variante Delta, foi registrada entre março e junho de 2021.
No período, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Helv teve taxas de ocupação entre 95% e 100% para os 179 leitos Covid disponíveis. "Nesta quinta onda, entre 17 de novembro e 21 de dezembro de 2022, o Helv teve ocupação média de dez pacientes positivados internados por dia", comparou a pasta.
Com informações do O Povo.
Artista pinta retrato de Pelé em mural no Ceará: 'Rei do futebol será eternizado'
Foto Reprodução/Leandro Marques |
O artista cearense Leandro Marques reproduziu nesta sexta-feira (30), a imagem de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé — que faleceu aos 82 anos nesta última quinta-feira (29).
Pelé estava internado desde 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A internação aconteceu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Na tarde desta quinta, o hospital anunciou a morte do Rei. O velório será realizado na segunda-feira (2), segundo informações divulgadas pelo Santos Futebol Clube.
O artista afirmou que quando soube da notícia ficou abalado. Ele disse que mesmo com sentimento de tristeza, reuniu forças e começou a imaginar como seria a pintura. A arte pode ser vista na Rua Félix Gomes da Silva, 742, esquina com a rua Pedro Grosso, Bairro Grilo, Caucaia, na Grande Fortaleza.
"Foi uma triste notícia essa morte do Pelé. Fiquei abalado demais. Perdemos o nosso eterno rei do futebol. Não poderia nunca deixar de fazer uma homenagem. O mundo inteiro ama o Pelé. Ele é aquela figura unânime. Não pode ser trocado. Será eternizado. Por isso resolvi fazer esse mural em homenagem a ele.", afirmou emocionado.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário