Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Estudo mostra viabilidade de medicamento no combate ao HIV

 

Foto Prefeitura de Mucuri/ Divulgação

Estudo mostra que a oferta imediata de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV é viável no Brasil, com baixa perda precoce de acompanhamento. Os resultados, publicados na edição de 21 de dezembro de The Lancet HIV, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, mostram que a adesão à PrEP e a retenção ao serviço a longo prazo foram boas.

PrEP é um medicamento anti-HIV, tomado de forma programada para evitar uma infecção pelo HIV caso ocorra uma exposição.

A pesquisa foi conduzida pelo Grupo de Estudos ImPrEP no Brasil, México e Peru, de 2018 a 2021 e teve como objetivo central avaliar a viabilidade da oferta de PrEP oral diária nesses três países, servindo de espelho para iniciativas similares na América Latina.

Ao todo, participaram 9.509 pessoas, sendo 3.928 no Brasil, 3.288 no México e 2.293 no Peru. A maioria, 94,3%, gays, bissexuais e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH). Os demais 5,7% são travestis e mulheres trans, populações mais afetadas pela pandemia de HIV e aids na América Latina, a maioria com idade entre 18 e 30 anos.

Os resultados mostram que a adesão à PrEP e a retenção ao serviço a longo prazo foram boas, sendo pior entre os mais jovens e mais vulneráveis; e a incidência de HIV foi muito baixa, sendo maior nas populações mais vulneráveis e com baixa adesão à PrEP.

De acordo com o estudo, a PrEP comprovou ser uma importante tecnologia de prevenção, especialmente junto a populações como HSH, travestis e mulheres trans na América Latina. A pesquisa aponta que os determinantes sociais e estruturais de risco ao HIV precisam ser abordados para a plena realização dos benefícios da profilaxia.

A etapa inicial do ImPrEP, ligada à oferta da PrEP oral diária, foi uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde do Brasil, a Universidade Peruana Cayetano Heredia, do Peru, a Clínica Condesa e o Instituto Nacional de Saúde Pública, ambos do México.

https://elberfeitosa.blogspot.com/

Adolescente de 15 anos é morto a tiros na saída de campo de futebol no interior do Ceará

 Kaic Silva foi assassinado um dia depois da festa de formatura no 9º ano do ensino fundamental

Kaic Silva, de 15 anos, foi morto a tiros na saída de um campo de futebol em Sobral

Um adolescente de 15 anos foi morto a tiros na saída de um campo de futebol em Sobral, no interior do Ceará, na noite da última sexta-feira (23). Kaic Silva estava jogando no local com amigos quando foi abordado por dois suspeitos.
O crime aconteceu um dia após a festa de formatura da vítima no 9º ano ensino fundamental e abalou familiares, professores e amigos. Além de estudante, Kaic participava de uma escolinha de futebol e tinha o sonho de ser jogador.

Kaic foi morto a tiros um dia após a festa de formatura no 9º ano do ensino fundamental

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense estiveram no local e fizeram os primeiros levantamentos sobre o crime. O caso é investigado Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Sobral.

Denúncias - A SSPDS ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário