Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Governo Lula deve retomar cobrança de impostos sobre a gasolina

                                (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Natal)

A derrubada da isenção da cobrança dos tributos federais no governo do atual presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aponta que o preço local do litro da gasolina deve aumentar cerca de R$ 0,70. A suspensão temporária da cobrança de impostos federais no combustível havia sido proposta pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o ministro da Fazenda do atual governo eleito, Fernando Haddad, os impostos devem ficar suspensos até o dia 31 de dezembro deste ano.


O ministro da Fazenda do atual governo eleito, Fernando Haddad (PT), disse nesta terça-feira (27) que não deseja que o governo do atual presidente prorrogue a isenção da cobrança do PIS/Cofins sobre os combustíveis. Ele se reuniu com Lula para debater sobre os cenários da atual gestão. Haddad e o ministro da Economia, Paulo Guedes, realizaram uma reunião para falar sobre possíveis soluções para a isenção do imposto.

Sefaz confirma aumento de até 14% do IPVA no Ceará em 2023

                                                        Foto: (Reprodução)

Os estados brasileiros já iniciaram a divulgação dos calendários de pagamento do IPVA, porém, diversas regiões do país registraram um aumento no valor do tributo, o que não agradou os proprietários de veículos no Brasil. O modelo com o maior aumento na cobrança entre 2022 e 2023 foi o Onix, um dos carros mais vendidos no Ceará neste ano. A alíquota cobrada pelo imposto é o que faz o preço do IPVA variar de acordo com cada estado.


O Governo do Ceará afirmou que o reajuste no valor pago por proprietários de veículos é inserido por conta da inflação sobre os preços dos seminovos, que ocorreu após a pandemia de coronavírus, com o fechamento das fábricas e por falta de peças. A alíquota no imposto segue sedo 1% e 3,5%, sem registrar aumento. O preço de carros usados também aumentou, com uma evolução de 20% na valorização destes tipos de veículos, comumente desvalorizados por compradores. Esses aspectos influenciam na cobrança do imposto, que utiliza o valor do carro na tabela Fipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário