Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 28 de março de 2022

Idoso desaparecido há dois dias é encontrado em mata por bombeiros no interior do Ceará

Um idoso de 80 anos que estava desaparecido há dois dias foi encontrado em uma mata nesta última sexta-feira (25), pelo Corpo de Bombeiros, no município de Cedro, no interior do Ceará. O homem tem Alzheimer e estava debilitado e desidratado.

“No segundo dia de buscas conseguimos localizar e retirar da mata, o senhor que estava desaparecido na cidade de Cedro. O senhor de 80 anos estava desaparecido. Ele foi visto pela última vez, por volta das 5 horas da manhã desta quarta-feira, 23 de março”, relatou o comandante do socorro, sargento Sérgio.

Após o resgate, a vítima foi conduzida acompanhada de familiares para avaliação clínica na cidade do Cedro.

Com informações do G1 Ceará.

Chuvas de março superam média histórica no Ceará pela 4ª vez em 23 anos


Foto Fabiane de Paula
O Ceará chegou a 248,1 milímetros (mm) acumulados de chuva, superando a média histórica de precipitações para o mês de março já neste domingo, 27, de acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A quatro dias do fim do mês, essa é a quarta vez desde 2000 em que o Estado atinge a marca, em um período considerado estratégico para a quadra chuvosa cearense. São considerados acima da média, os meses de março que ultrapassam a marca de 241,08 mm.

Até este domingo, em março de 2022, apenas três das oito macrorregiões cearenses ainda não superaram a média esperada para o mês, apesar de registrarem índices considerados em torno da média histórica. São elas: Litoral de Pecém, Litoral Norte e Sertão Central e Inhamuns. A situação mais favorável, por outro lado, é observada no Cariri, onde as chuvas já superaram em mais de 60% o valor esperado para o período. Em Fortaleza, o acumulado supera o índice considerado normal em 35,2%.

Entre os meses da quadra chuvosa, que se estende entre fevereiro e maio, março é historicamente o que concentra os maiores índices de chuva. Na sequência, vem o mês de de abril, com valor considerado normal cerca de 7% menor em relação ao período anterior. Já fevereiro e maio costumam registrar os menores índices do intervalo, com média variando historicamente entre 90 e 118 mm.

Neste ano, o mês de fevereiro ficou bem abaixo da média histórica, registrando pouco mais da metade do valor aguardado para o período — 64 mm de 118,6 mm esperados. Considerando o período bimestral, entre os meses de fevereiro e março, o valor acumulado neste ano corresponde a 312,1 mm e encontra-se no intervalo definido como em torno da média — positivo, portanto. Para superar a média, no entanto, o Estado deveria ultrapassar o valor de 377,15 mm.

Para os próximos dois dias, até a próxima terça-feira, 29, as chuvas esperadas devem ocorrer em todas as macrorregiões, em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

No fim de fevereiro, a Funceme divulgou prognóstico para as chuvas no trimestre março, abril e maio no Ceará. Os dados divulgados apontavam 35% de chance de ficar abaixo da média histórica de chuvas. Em relação aos outros cenários, o órgão cearense indicava que há 45% de chance da média ficar dentro da normalidade e 20% acima do valor histórico.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário