Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 22 de março de 2022

Aumento médio da conta de luz no Ceará é previsto em 11%, diz Sindienergia



O reajuste anual comunicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve acontecer em cerca de 30 dias no Ceará. Especialistas do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) estimam que o aumento neste ano deva ser na ordem de dois dígitos, ficando, possivelmente, em torno 11%. No ano passado, o reajuste médio aprovado havia sido de 8,95%.

Entre os motivos para a elevação estão a crise hídrica de 2021, a pior nos últimos 90 anos, e as dívidas acumuladas pela Aneel junto às distribuidoras e em virtude da compra de energia termelétrica para suprir a demanda de energia no período de maior escassez no ano passado.

Para o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz, apesar de vivenciarmos uma transição energética no País, utilizando, cada vez mais, fontes como eólica e solar, a dependência da geração advinda das hidrelétricas ainda é muito alta.

“Hoje, solar e eólica representam, juntas, 13,8% na nossa matriz energética e cerca de 57% da energia gerada no país ainda advém das hidrelétricas, uma fonte de energia limpa, mas limitada e dependente de boas chuvas”, diz Queiroz.

Para ele, a solução para situação energética brasileira seria o desenvolvimento mais rápido de outras fontes de energia abundantes, como eólica e solar.

Fonte: O Povo

Casal morre afogado em cachoeira durante passeio com o filho

 


Tiago Perdigão, de 46 anos, e a esposa Elizângela Pereira, de 33, morreram afogados em uma cachoeira no último sábado (19), na cidade de Alvinópolis, em Minas Gerais. O casal estava passeando com o filho, que não entrou na água.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ponte Nova, a mulher estava nadando sozinha quando começou a se afogar. O marido pulou na cachoeira para tentar salvá-la, mas nenhum dos dois resistiu e acabaram morrendo.

O homem foi encontrado morto no mesmo dia, horas depois. No entanto, o Corpo de Bombeiros tiveram de interromper as buscas pelo corpo de Elizângela Maria Pereira Perdigão, de 32 anos, e retornou aos trabalhos somente no domingo (20).

"Corpo localizado da vítima do sexo feminino após 4 horas de operação de mergulho neste domingo", informou a corporação.

Pai e filho

Em janeiro, um pai e um filho morreram afogados em um rio no município de Itararé, São Paulo. Moisés de Almeida, de 68 anos, tentava salvar Diego Fernando Almeida, de 29.

O registro policial destacou que os dois faziam turismo no local quando Diego escorregou em uma pedra e caiu na água. Como ele não sabia nadar, Moisés imediatamente pulou atrás dele.

Testemunhas relataram que Moisés chegou a segurar a mão de Diego, mas os dois rapidamente afundaram e não foram mais vistos.

Duas crianças salvas

Um mês antes, em dezembro do ano passado, um jovem morreu em Schroeder, Santa Catarina, após salvar duas crianças do afogamento no Rio Bracinho.

O servente de pedreiro Eduardo Cordeiro da Rocha, de 21 anos, conseguiu resgatar as crianças, de 9 e 12, mas foi levado pela água.

Os relatos são de que Eduardo estava com a clavícula fraturada, mas se atirou na água mesmo assim quando viu os garotos se afogando.

Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário