Web Radio Cultura Crato

domingo, 27 de março de 2022

Chove em mais de 70 cidades do Ceará


Choveu em mais de 70 municípios do Ceará nas últimas horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O balanço do órgão, atualizado às 10h, aponta chuvas em 72 cidades. Até o momento, as maiores precipitações foram registradas em Granja, na Região Norte do Estado (50 milímetros) e em Itapipoca, na Região da Ibiapaba, com 46 milímetros de chuva.

Também se destacam com as precipitações as cidades de Ibiapina (35 mm), Frecheirinha (31 mm), Martinópole (31 mm), Uruoca (30,2 mm) e Araripe (27,2 mm).

De acordo com a Funceme, permanece a tendência de chuva em todas as macrorregiões do estado com destaque para a faixa litorânea, o Cariri, e o sul do Sertão Central e Inhamuns, onde devem ocorrer os maiores acumulados.

Troca de gasolina por etanol pode não ser vantajosa para o consumidor


Entre janeiro e fevereiro deste ano, as vendas do etanol hidratado subiram 26,20%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria da Cana de Açúcar (Unica). Na avaliação do diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, isso “É um indicativo da recuperação do consumo do biocombustível”.

Com o recente reajuste no preço da gasolina de 18,57%, o etanol pode ser uma alternativa para o abastecimento. A troca, no entanto, pode não ser vantajosa. É o que afirma o professor de Engenharia de Transporte do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Márcio D'Agosto.

D'Agosto explica que a quantidade de energia existente em um litro de etanol é diferente da quantidade em um litro de gasolina. “Aí, tem a famosa relação dos 70%. Significa que um litro de etanol equivale a cerca de 70% do litro da gasolina em termos de conteúdo energético”. Portanto, o preço do etanol tem que ser menor ou igual a 70% do preço da gasolina. Caso contrário, o custo-benefício entre os combustíveis não será atrativo para os consumidores, explicou.

Para calcular, basta dividir o preço do álcool pelo valor da gasolina. Caso o resultado seja inferior a 0,7, o etanol será uma alternativa economicamente viável. Por exemplo: caso a gasolina esteja avaliada em R$ 7,40 e o etanol em R$ 5,20, o resultado é de 0,702. Neste cenário (5.2 dividido por 7.4), o etanol é vantajoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário