Web Radio Cultura Crato

sábado, 19 de março de 2022

Ceará tem 15 açudes próximos de sangrar e nove com capacidade máxima

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos


O Ceará tem 15 açudes com volume acima de 90% e 68 reservatórios com volume inferior a 30%. Os dados são referentes aos 155 reservatórios monitorados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
De acordo com a Cogerh, apesar dos últimos dias com boas chuvas, o estado só possui nove açudes sangrando até esta sexta-feira. O açude Gameleira em Itapipoca, no Litoral Oeste, foi o último a atingir 100% da sua capacidade. Segundo a Cogerh, o reservatório sangrou nesta última quinta-feira (17).
Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 9,19% da sua capacidade e o Orós, segundo maior do estado 23,71%. Já o Banabuiú se encontra com 8,07%.
As chuvas contribuíram para melhorar o aporte hídrico de dois importantes açudes. O Gavião está com 86,78% de sua capacidade; e o Itapebussu, com 93,87%. Destacam-se também o aporte do Malcozinhado que se encontra com volume de 70,01%; Açude Aracoiaba com 76,02% e Batente com 76,25%.
Outros três se encontram com a capacidade acima dos 50%: Amary: 52,83%; Catucinzeta: 58,33% e Pacajus: 56,57%.

Menino de 5 anos é encontrado morto após ser agredido e jogado em área alagada no Pará

Um adolescente e duas crianças confessaram ter batido no menino, tirado a roupa dele e o jogado na água próximo ao local após um desentendimento entre eles

Menino morto em Marabá

A Polícia Civil investiga a morte de um menino de 5 anos, cujo corpo foi encontrado, na última quinta-feira (17), na zona rural de Marabá, no sudeste do Pará. As autoridades afirmam que duas crianças e um adolescente agrediram o garoto e o jogaram sem roupa em uma área alagada.
Júlio Henrique Brito Miranda desapareceu na última quarta-feira (16) após sair para brincar com colegas na localidade de Vila Capistrano. Segundo a polícia, três garotos de 9, 11 e 13 anos confessaram ter batido no menino, tirado a roupa dele e o jogado na água próximo ao local após um desentendimento entre eles.
O corpo da criança deve passar por exames sexológicos, segundo a polícia, já que foi localizado sem roupa. Os menores suspeitos de envolvimento na morte negam que tenha havido violência sexual.
Os meninos de 9 e 11 anos foram levados ao Conselho Tutelar, que acompanha o caso. O adolescente de 13 anos foi apreendido por infração análoga a assassinato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário