Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Dengue matou mais do que Covid-19 no Brasil

Número de casos de dengue também bateu recorde histórico, com mais de 6,4 milhões, em 2024.

Fechados os números de óbitos de 2024, as contas do Ministério da Saúde apontam que houve mais mortes por dengue em 2024 do que por covid-19. Números extraídos do Painel de Monitoramento de Arboviroses, mantido pela pasta da Saúde, registram 5.858 mortes confirmadas em razão da covid-19 em 2024. Já as mortes por dengue atingiram a triste marca de 5.972 ao longo do ano passado. Há ainda outras 908 mortes em investigação, o que pode elevar o número. A informação é destaque na Coluna Cláudio Humberto deste domingo (5).

O número de casos de dengue também bateu recorde histórico, são 6.484.890 só no ano passado.

Os estados com maior número de casos prováveis são São Paulo (2,1 milhões), Minas Gerais (1,6 milhão) e Paraná (656 mil).

A pasmaceira do Ministério da Saúde e a disparada dos casos da doença renderam a Lula, entre opositores do pestista, a alcunha de presidengue.

Fonte: Diário do Poder

Jovem morre durante abordagem e família aponta violência policial

 A Polícia Militar disse que ele não teria respondido a uma ordem de parada


Jeferson Leitão, de 25 anos, foi morto durante uma abordagem da Polícia Militar na comunidade Barroso II

Um jovem de 25 anos foi morto a tiros durante uma abordagem policial entre a noite de sábado (4) e a madrugada de domingo (5) no Bairro Barroso, periferia de Fortaleza.
A Polícia Militar afirma que ele atirou contra os agentes, mas familiares do jovem dizem que ele foi vítima de violência policial.
"A polícia chegou, fez a abordagem. Ele não correu, ajoelhou. Atiraram nos peitos e na perna. Covardemente", disse um familiar de Jeferson Leitão.
Jeferson ainda foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.
A Polícia Militar disse, no entanto, que ele não teria respondido a uma ordem de parada.
O caso foi levado ao 13º Distrito Policial, onde foi registrado um boletim de ocorrência. Ainda de acordo com a polícia, Jeferson possuía antecedentes criminais por Organização Criminosa.
Moradores da região fizeram uma manifestação na tarde de domingo (5) cobrando respostas das autoridades. Eles obstruíram ruas e queimaram pneus pedindo por justiça pela morte de Jefferson e pelo fim da violência policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário