Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

APÓS AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA - Prefeito reeleito e vereadora seguem presos por crimes eleitorais em Santa Quitéria

  Ambos tiveram suas prisões preventivas mantidas, em decorrência de investigações que apontam envolvimento em uma série de crimes eleitorais e organização criminosa

O prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, conhecido como “Braguinha”, e a candidata a vereadora Kylvia Maria de Lima Oliveira continuam presos após audiência de custódia realizada nesta quinta-feira (2), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em Fortaleza. Ambos tiveram suas prisões preventivas mantidas, em decorrência de investigações que apontam envolvimento em uma série de crimes eleitorais e organização criminosa.
A operação que resultou nas prisões foi deflagrada na última quarta-feira (1º), após o TRE-CE autorizar, em 31 de dezembro, a prisão de oito pessoas, além de mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento contra investigados. As acusações incluem corrupção eleitoral, coibição de eleitor e uso de violência para influenciar o voto, além de crimes comuns como participação em organização criminosa armada e lavagem de dinheiro.
De acordo com as investigações, “Braguinha” e Kylvia Oliveira desempenharam papéis centrais nas ações criminosas e foram apontados como principais beneficiários das práticas ilegais. As acusações incluem ameaças diretas a eleitores, pichações intimidadoras, cancelamento de eventos de campanha, expulsão de opositores e represálias violentas contra aqueles que não apoiavam os candidatos ligados ao grupo investigado.
A decisão judicial que fundamentou as prisões, com 38 páginas, destacou provas e indícios robustos dos crimes praticados durante as eleições de 2024 em Santa Quitéria. O TRE-CE enfatizou a gravidade das violações, que comprometem a ordem pública e a integridade do processo eleitoral, justificando a necessidade de medidas rigorosas. Embora não tenha sido solicitada a prisão do vice-prefeito, foi determinado que ele seja impedido de assumir o cargo.
A presidência do TRE-CE reforçou a importância de combater crimes eleitorais ligados à criminalidade organizada. “Essas ações visam proteger a liberdade dos eleitores, garantir a segurança pública e preservar a moralidade administrativa”, afirmou o tribunal, reiterando seu compromisso em assegurar a legalidade do processo eleitoral no estado.

Vigilante morreu afogado em Assaré dentro de uma caixa d’água

 Uma morte violenta foi registrada nesta quinta-feira na região do Cariri


Morte de Antonio se deu num imóvel em Assaré

Uma morte violenta foi registrada nesta quinta-feira (02) na região do Cariri. O vigilante Antonio Lustosa de Sousa, de 56 anos, foi encontrado morto na caixa d’água de um imóvel em Assaré.
Segundo populares que estiveram no local, com todas as características de afogamento. A caixa d’água fica no solo e tinha pouca água. Supostamente, pode ter sofrido um mal súbito e caiu morrendo nas águas do reservatório. Policiais militares do Destacamento de Assaré estiveram no local a exemplo da Perícia Forense que recolheu o corpo no rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce de Juazeiro.

Ceará - Detran resgata mais de 3 mil animais abandonados nas rodovias estaduais em 2024

  Após o resgate, os animais passam por um processo de cadastro e aguardam o prazo de sete dias nos currais do Detran, até que seus donos possam buscá-los, desde que apresentem a devida identificação


De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), durante todo o ano de 2024, 3.140 animais abandonados em diferentes pontos das rodovias estaduais (CEs) foram resgatados, com o objetivo de garantir a segurança viária e preservar a vida de condutores e dos próprios animais.
Os resgates contaram com equipes especializadas e equipamentos adequados para a captura segura de animais de médio e grande porte. Além disso, os caminhões do Detran são equipados com rampas hidráulicas, facilitando o transporte de cada espécie resgatada.
Após o resgate, os animais passam por um processo de cadastro e aguardam o prazo de sete dias nos currais do Detran, até que seus donos possam buscá-los, desde que apresentem a devida identificação. Nos casos em que não há contato com os proprietários para a recuperação do animal, ele é encaminhado para a fazenda do Detran-CE, em Santa Quitéria, onde recebe todos os cuidados necessários, incluindo alimentação, amplo espaço e vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário