Web Radio Cultura Crato

domingo, 5 de janeiro de 2025

Ceará registra mais de 3.100 homicídios no ano de 2024 e volta a ter aumento de mortes violentas após três anos

Fontes atribuem crescimento da violência à intensificação da guerra entre as facções criminosas

O ano de 2024 terminou com aumento de homicídios no Ceará, na comparação com 2023. Conforme dados parciais disponibilizados no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o Estado registrou pelo menos 3.151 mortes violentas no ano passado, até o dia 20 de dezembro (números dos últimos 11 dias do ano ainda não foram divulgados). Os anos de 2023 e 2022 terminaram com 2.970 homicídios, cada. 
O crescimento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) registrado no último ano, na comparação com o ano anterior, é de pelo menos 6% - mas esse número irá aumentar com a atualização dos dados de dezembro, que devem ser divulgados pela SSPDS nos próximos dias. Os CVLIs abrangem homicídios, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
Um dos principais crimes ocorridos no ano foi a Chacina de Viçosa do Ceará, que deixou oito mortos e dois feridos, em uma praça no Município que fica na Região Norte do Estado, na madrugada do dia 20 de junho último. Criminosos abordaram as vítimas, que se encontravam no local, mandaram elas ficarem enfileiradas e efetuaram os disparos. Pelo menos dois suspeitos de participarem do crime - inclusive o mandante - foram presos pela Polícia, em outros estados brasileiros, enquanto fugiam.
As estatísticas da Secretaria da Segurança Pública também mostram que o Estado voltou a ter aumento de homicídios após três anos. Em 2021, houve uma queda de 18,3% nas mores violentas, na comparação com o ano anterior. Em 2022, a redução foi de 9,9%. E em 2023, o índice estagnou.
O último aumento de CVLIs em um ano havia sido registrado em 2020, que fechou com 4.039 mortes violentas. O crescimento foi de 78,9%, na comparação com 2019, que teve 2.257 crimes.

Guerra entre facções criminosas se intensifica - Fontes apontam que o principal motivo para a volta do aumento de homicídios é o acirramento da guerra entre as facções criminosas no Ceará, nos últimos anos.

Mudança de panorama no meio do ano - Apesar do aumento de homicídios em 2024 na comparação com 2023, o Estado celebrou reduções de mortes violentas nos últimos meses do ano passado. A mudança de panorama ocorreu após a troca do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará. Roberto Sá assumiu a Pasta no início de junho último.

Polícia apreende 1,3 tonelada de maconha e prende suspeito de liderar tráfico de drogas no Ceará durante operação no interior de SP

 Ação foi realizada no fim da tarde da última sexta-feira, em Campo Limpo Paulista


Polícia apreende 1,3 tonelada de maconha durante operação em Campo Limpo Paulista

A Polícia Militar apreendeu 1,3 tonelada de maconha e prendeu um suspeito de ser um dos líderes de uma facção criminosa responsável pelo tráfico de drogas no interior do Ceará. A operação foi realizada no fim da tarde da última sexta-feira (3), em Campo Limpo Paulista (SP).
Segundo a polícia, o preso possui um extenso histórico criminal, incluindo crimes como homicídio, roubo, receptação, associação criminosa, posse e porte ilegal de arma, além de tráfico de drogas. Havia um mandado de prisão contra ele em aberto.
Ele foi abordado em um veículo de transporte por aplicativo e levado, sem resistência, ao Distrito Policial Central de Campo Limpo Paulista.
A esposa do suspeito liberou a entrada dos policiais na residência do casal, onde foi encontrado um cômodo com a grande quantidade de drogas. Ela alegou que sabia que o marido estava envolvido com coisas ilícitas, mas não sabia exatamente o que eram, e que não tinha ciência do que estava naquele quarto, pois não entrava no local. Ela também foi presa.
Além de 86 sacos contendo 1.619 tijolos de maconha (totalizando aproximadamente 1,3 tonelada), foram apreendidos dois cadernos de anotações relativas ao tráfico de drogas e um celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário