Foto Ministério da Saúde |
A distribuição de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) cresceu significativamente no Ceará desde 2018 — ano em que a medicação passou a ser distribuída no Sistema Único de Saúde (Sus) —, mas o acesso da população ao medicamento preventivo contra o HIV ainda esbarra em desinformação e em distribuição centralizada. Neste domingo, 1º de dezembro, é marcado o Dia Mundial de Combate à Aids.
Conforme o Ministério da Saúde, a prevenção com PrEP consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, vírus causador da Aids. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
No Ceará, apenas 11,41% dos municípios possuem unidades onde é possível receber a Prep. O número representa 21 das 184 cidades do estado.
A capital Fortaleza é um dos municípios da lista. Uma das nove unidades de saúde onde é possível receber a PrEP é a Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no bairro Passaré
Com informações do G1 Ceará
Cearense de 112 anos, que é o homem mais velho do mundo, é saudável e gosta de uva e galinha caipira
Foto Reprodução/TV Globo |
João Marinho Neto, cearense de 112 anos que nesta semana entrou para o Guinness como o homem mais velho do mundo, mora em um lar de idosos e suas comidas preferidas são uva e galinha caipira. Ele protagonizou uma reportagem do Fantástico, na TV Globo, que mostrou a sua rotina e os "segredos" da longevidade neste domingo (1º).
O idoso é saudável, segundo a equipe que cuida de saúde dele, apesar de já não enxergar mais e ter baixa audição. A enfermeira Diulia Dara Nascimento disse que seu João "não tem comorbidades" como hipertensão e diabetes.
"Ele não tem nenhuma comorbidade, não tem hipertensão, não tem diabetes, não tem histórico de AVC ou de câncer. Nada. Ele não toma nada, nada mesmo", conta a profissional de saúde.
Marinho mora com outros 12 idosos, mas sempre recebe visita da família. O agricultor teve 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos.
"Eu tive uma vida feliz, meu filho, com muita saúde e tudo. Tinha gado para fazer o queijo, tinha tudo", disse em uma conversa com o filho Marcos Venicios Marques.
João Marinho é um morador querido no abrigo. "Uma pessoa super educada, grata, calma e sensata. Nunca viu um ser humano tão especial como ele", comentou Aleluia Teixeira, cuidadora de idosos.
Segredo da vida é amor
Questionado pela reportagem sobre o segredo da longevidade de seus mais de 112 anos, seu João falou que chegou até aqui por conta de muito amor e de seus entes queridos.
"Uma coisa que ele ensina muito é que vale a pena viver. (...) Eu falei: 'Seu João, o senhor sabe que o senhor se tornou o homem mais velho do mundo?'. Ele: 'o mais velho e bonito'. Então, é isso que ele cativa a gente no dia a dia", revelou o coordenador do lar de idosos, Edgar Rodrigues.
João Marinho Neto foi casado com Josefa Albano dos Santos (1920–1994), com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda (falecida). Já com a segunda esposa, Antonia Rodrigues Moura, teve três filhos: Venicios, Jarbas e Conceição.
O homem viveu uma vida simples como agricultor e criando a família no interior do Ceará. Ele é natural de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário