Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

ELMANO PROMOVE REFORMA no governo e troca 13 chefias estratégicas no Ceará

 Mudanças incluem lideranças na Casa Civil e Assembleia; anúncio foi feito nas redes sociais.

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (26), mudanças nas chefias de 13 secretarias e órgãos do Governo do Ceará, conforme comunicado divulgado em suas redes sociais.

"Conforme informei anteriormente, anuncio agora as mudanças no comando de algumas secretarias e órgãos do Estado, assim como do líder do Governo na Assembleia. A reforma teve início com o novo secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que assumiu semana passada", publicou Elmano.


Veja quem são os novos titulares:

Jade Romero, vice-governadora, assume a Secretaria da Proteção Social. Jade é graduada em Gestão Pública, especialista em Políticas Públicas e mestranda em Planejamento e Políticas Públicas. Foi secretária-executiva do Esporte no Governo do Ceará, na gestão Camilo Santana, secretária de Participação Popular de Fortaleza e já representou o Brasil na cúpula jovem do Brics. Durante os anos de 2023 e 2024, foi titular da Secretaria das Mulheres.

Eduardo Bismarck - Secretaria do Turismo. Advogado e Deputado Federal, no segundo mandato. Indicado por 4 vezes entre os mais influentes do Congresso Nacional, segundo o DIAP. Atua na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, bem como na Comissão de Turismo. Foi coordenador da bancada do Ceará (2023-24), membro da mesa diretora (2021-2022), e atuou como vice-líder da bancada do PDT e também da maioria. Entre outros projetos, é autor da emenda de plenário que inclui as empresas do turismo no PERSE, de lei de combate ao turismo sexual e também da Lei que institui o Dia Nacional do Guia de Turismo.

Lia Gomes - Secretaria das Mulheres. É médica, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com atuação em dermatologia . Foi secretária-executiva da Secretaria de Proteção Social na gestão Camilo Santana. É deputada estadual, titular da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Ceará e membro das comissões de Infância e Adolescência, Direitos Humanos e Cidadania, Proteção Social e Combate à Fome, Previdência Social e Saúde e Defesa do Consumidor.

Domingos Filho - Secretaria do Desenvolvimento Econômico. É advogado, formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi voce-governador do Ceará entre 2011 e 2014. Também foi deputado estadual por quatro mandados e ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará de 2007 a 2010.

Fernando Santana - Secretaria dos Recursos Hídricos. É administrador de empresas, especialista em Gestão Pública, Licitação e Direito Administrativo, com MBA em Gestão e Governança Pública. Iniciou sua carreira na militância política aos 18 anos de idade. Foi secretário municipal de Barbalha, no Cariri, e secretário-adjunto da Chefia de Gabinete no governo Camilo Santana. Está em seu segundo mandato como deputado e ocupa a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, com destacada atuação na aprovação de matérias do Governo do Ceará.

Nelson Martins - Secretaria da Articulação Política. Engenheiro agrônomo formado pela UFC. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, vereador de Fortaleza e deputado estadual por três vezes. No governo de Cid Gomes, foi secretário do Desenvolvimento Agrário. Na gestão de Camilo Santana, atuou como titular da Controladoria e Ouvidoria Geral, das Relações Institucionais e da Casa Civil. Em 2023 e 2024, atuou como assessor especial da Chefia de Gabinete do Governador Elamano de Freitas.

Gabriel Rochinha - Assessoria Especial de Chefia de Gabinete. Formado em Sociologia e Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com especialização em Direito Previdenciário e MBA em Governança e Gestão Pública. Atuação e experiência em assessoria política e institucional nas esferas municipal, estadual e federal. Foi bancário, assessor parlamentar na Câmara Federal, assessor jurídico e chefe de gabinete na Câmara Municipal de Fortaleza e assessor parlamentar e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Ceará.

Frank Ranier Prado - Assessoria Especial de Assuntos Comunitários. Formado em Gestão Ambiental e em Políticas Públicas. Foi formador político junto aos Movimentos Sociais e Sindicalista, como diretor de Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador na Central Única dos Trabalhadores. Foi assessor da Câmara de Fortaleza e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. De 2023 a 2024 ocupou o cargo de Assessor Especial do governador do Ceará, com atuação direta na Articulação Política do Estado.

Luiza Martins - CearáPar. Advogada por formação, atua como gestora pública, gestora de projetos, assessora e consultora jurídica nas áreas de planejamento urbano e de políticas públicas, e com experiência em Direito Urbanísitico, Direito Imobiliário, e Direito Registral. Foi secretária-execuiva do Conselho de Altos estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará, entre 2021 e 2024.

Max Quintino - Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Mestre em Economia do Setor Público pelo Programa de pós-graduação em Economia da UFC e graduado em Geografia pela Uece. É professor estadual. Foi diretor da Ematerce, de 2011 a 2015; presidente do Instituto Agropolos do Ceará, de 2015 a 2017; e presidente da Ceasa, de 2018 a 2021, até assumir em fevereiro do mesmo ano, a superintendência do detran-CE. Foi secretário da Casa Civil do Governo do Ceará em 2023 e 2024.

Waldemir Catanho - Detran. Graduado em Jornalismo pela UFC. Filiado ao PT, tem histórico de atuação nos movimentos estudantis e sindicais. Foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), entre 2004 e 2012. Entre 2023 e 2024, foi titular da Secretaria da Articulação Política. Nas eleições de 2024, concorreu ao cargo de prefeito em Caucaia, sendo derrotado no segundo turno.

Lena Ximenes - TV Ceará. Jornalista graduada pela UFC e tem experiência em comunicação e gestão pública. Já atuou na assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, em Fortaleza, da Secretaria Especial de Políticas Públicas Sobre Drogas, foi assessora parlamentar na Câmara dos Deputados. Lena atuou também no Ministério da Saúde e em veículos de comunicação do Ceará. Na TV Ceará, ocupou o cargo de diretora de programação.

Guilherme Sampaio - Líder do Governo na Alece. Atual presidente municipal do PT. É formado em Ciências Contábeis pela UFC, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Mogi das Cruzes e mestrando em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa. Também é educador e diretor de uma instituição privada de ensino em Fortaleza. Foi titular da Secretaria da Cultura do Ceará, em 2015. Guilherme atuou como vereador de Fortaleza e deputado estadual.

Via Blog César Wagner

Dono de restaurante com carne de cachorro e gato no cardápio morre vítima de raiva


O dono de um restaurante que oferece pratos com carne de cachorro e gato no Vietnã morreu neste mês vítima de raiva, poucos dias após apresentar os primeiros sintomas.

Nguyen Van B., de 33 anos e radicado em Ba Ria, na província de Vung Tau, frequentemente abatia cães e gatos para o seu restaurante, informou o "Tuoi Tre News".

Não está claro como o homem foi exposto ao vírus da raiva, embora muitos acreditem que isso tenha acontecido ao lidar com um cão infectado.

Van B. inicialmente procurou atendimento médico após sentir fadiga e dificuldades respiratórias. Ele foi então diagnosticado com raiva no Hospital de Doenças Tropicais da cidade de Ho Chi Minh.

No meio do tratamento, entretanto, o paciente pediu para deixar o hospital a fim de voltar para casa.

Enquanto estava em casa, sua condição piorou, levando a sintomas graves de raiva, incluindo agitação, espuma na boca, espasmos musculares e confusão mental. Ele finalmente sucumbiu à doença, após ser levado ao pronto-socorro de outro hospital.

Boa parte da população vietnamita trata a carne de cachorro e gato como uma iguaria tradicional. Turistas, especialmente orientais, também costumam agitar o mercado.

Estima-se que cinco milhões de caninos sejam consumidos todos os anos no Vietnã — o segundo maior consumo do mundo, atrás da China. O consumo é impulsionado também por uma superstição: muitos acreditam que comer a carne pode ajudar a dissipar a má sorte.

Fonte: Extra Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário