Foto Paulo Pinto/Agência Brasil |
No trimestre encerrado em novembro, a taxa de desocupação no Brasil alcançou 6,1%, marcando uma redução de 0,5 ponto percentual (p.p.) em relação ao período de junho a agosto, quando o índice estava em 6,6%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o menor nível registrado pela Pnad Contínua desde o início da série histórica, no primeiro trimestre de 2012.
Comparando com o mesmo período de 2023, quando a taxa era de 7,5%, a queda foi de 1,4 p.p.
Atualmente, 6,8 milhões de pessoas estão em busca de emprego no País, o menor número desde o trimestre terminado em dezembro de 2014. No intervalo de três meses, 510 mil brasileiros deixaram de integrar a população desempregada. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o número de desempregados teve uma redução de 1,4 milhão de pessoas.
A pesquisa indicou ainda que a taxa de desocupação alcançou 8,8 pontos percentuais abaixo do recorde da série histórica da Pnad Contínua, que ficou em 14,9%, atingido no trimestre encerrado em setembro de 2020. Já o número de desocupados está 55,6% abaixo do recorde da série de 15,3 milhões, verificado no primeiro trimestre de 2021. Os dois períodos foram durante a pandemia da Covid-19.
Ocupação
As pessoas ocupadas somaram 103,9 milhões, sendo um novo recorde no País. Antes disso, essa população havia caído ao menor contingente na série histórica, somando 82,6 milhões no trimestre encerrado em agosto de 2020. De lá para cá, houve alta de 25,8%, o equivalente a 21,3 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho.
Com o desempenho da ocupação no trimestre terminado em novembro, o Brasil tem recorde também entre os empregados no setor privado, que atingiu 53,5 milhões, e os trabalhadores com carteira assinada, que alcançaram 39,1 milhões. No setor público foram 12,8 milhões de trabalhadores.
Segundo o IBGE, novamente, o nível de ocupação, que é a proporção de pessoas com 14 anos de idade ou mais que estavam trabalhando, foi recorde também, chegando a 58,8%.
“O ano de 2024 caminha para o registro de recordes na expansão do mercado de trabalho brasileiro, impulsionado pelo crescimento dos empregados formais e informais”, disse a coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy.
Outro dado da pesquisa é sobre o número de empregados sem carteira assinada, que não teve variação significativa no trimestre e permaneceu em 14,4 milhões. Já o total de trabalhadores por conta própria avançou 1,8% no trimestre ou 25,9 milhões e ficou estável no ano.
Com informações da Agência Brasil,
Roberto Carlos se irrita, dá bronca no palco e ameaça parar show em Recife
Foto Caio Giriard/ Divulgação |
Roberto Carlos protagonizou um momento inusitado durante uma apresentação na noite desta última quinta-feira (26), em Recife, Pernambuco. Ainda no início do show, o cantor parou de cantar e reclamou de algo que viu próximo ao palco.
"Vocês podem desocupar isso aí, parar de se espremer na frente do palco, por favor? Por favor, saiam daí, senão eu não continuo esse show", disse Roberto no microfone, seguido de aplausos do público.
Nas redes sociais, usuários especularam os motivos que levaram à chateação do "Rei". "O combinado era eles [os fotógrafos] ficarem só até o final da primeira música, e alguns continuaram e estavam atrapalhando a visão [do público]", comentou um fã no Instagram.
Já outro perfil, desta vez no X (antigo Twitter), apresentou uma versão diferente: "Pelo que eu soube de pessoas presentes, não foi isso que aconteceu não. Ele tava reclamando com uma quantidade excessiva de policiais que estavam aglomerados na frente e deveriam estar lá atrás circulando, o que dificultou a visualização do show para outras pessoas que estavam ali", escreveu.
Contudo, o motivo por trás da chateação do cantor é bem mais simples. De acordo com o g1, Roberto teria se irritado com um membro da equipe de som que fotografou o artista sem autorização com o uso de flash.
Após o breve desentendimento, o show prosseguiu por quase duas horas sem mais interrupções. O cantor foi a estrela principal do primeiro dia de atrações do Réveillon 2025 de Recife e cantou um repertório repleto de sucessos, como "Detalhes", "Além do horizonte", "Esse cara sou eu" e "Jesus Cristo".
Com informações do Diário do Nordeste..
Nenhum comentário:
Postar um comentário