Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Colisão entre moto e caminhão mata agricultor de 48 anos em Brejo Santo

 

 

Um acidente de trânsito ocorrido por volta das 09h41min, desta quinta-feira (15 de dezembro de 2022), em Brejo Santo-CE, matou um homem de 48 anos. O caso aconteceu na rodovia estadual CE 397, próximo à Vila São Sebastião, em Brejo Santo.


O agricultor, Acenilton Rodrigues Nunes, que residia na Vila São Bento, se conduzia numa motocicleta Honda/CG 150 FAN ESI, de placa NPG-1152, de cor vermelha, ano 2011, inscrição de Brejo Santo/CE, quando se envolveu numa colisão com o caminhão Mercedes Benz/L 1620, de placas DVT-6B56, tipo caçamba, de cor azul, ano 2009, inscrição de Brejo Santo/CE, dirigido por José Luiz da Silva, de 43 anos. Segundo a Polícia Militar, o motorista do caminhão disse que cruzava a pista de rolamento de um lado para o outro, quando a moto da vítima colidiu no truck do veículo. Em decorrência dos ferimentos sofridos, Acenilton teve morte no local.


O policiamento que atendeu a ocorrência conduziu o condutor do caminhão, para realizar o teste do bafômetro, o qual deu negativo, em ato contínuo apresentou o mesmo à Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo, onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência por Homicídio Culposo no Trânsito.



Fonte: Agência Caririceara

Ceará vai implantar ensino integral para o 9º ano em todas as escolas municipais a partir de 2023

Foto Helene Santos
As turmas do 9º ano das escolas municipais devem migrar para o modelo de tempo integral em todas as cidades cearenses a partir de 2023. Isso faz parte de uma iniciativa do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais PAIC) para levar a modalidade aos anos finais do ensino fundamental até 2026 com estimativa de investimento de R$ 900 milhões.

A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa num Projeto de Lei que será sancionado pela governadora Izolda Cela em cerimônia nesta sexta-feira (16). Izolda, inclusive, atuou na criação do Paic há 15 anos. As informações foram obtidas em primeira mão pelo Diário do Nordeste.

Prefeitos, secretários e outros representantes municipais serão reunidos na ocasião para aderir à iniciativa, que prevê um incentivo financeiro como forma de garantir os recursos necessários para implantar o modelo.

A ideia é investir com foco maior nas turmas de 9º ano em 2023 e, gradativamente, avançar para o 8º, 7º e 6º em cada ano do período estabelecido. Com isso, os alunos devem se adaptar à rotina de estudos em tempo integral e dar sequência nesse modelo no ensino médio.

O Ceará possui 3.915 escolas de ensino fundamental que são mantidas por municípios, conforme os dados do Censo Escolar 2021 produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Só nas turmas finais, do 6º ao 9º ano, estão matriculados 445.778 estudantes. E a grande maioria deles ainda não tem acesso ao modelo integral de ensino, como contextualiza Márcio Brito, titular da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios pela Seduc.

https://elberfeitosa.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário