Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Secretário Mauro Albuquerque quer barrar entrada de celulares em presídios

O secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque afirmou que pretende adotar medidas para tornar mais rigorosa a fiscalização e impedir a entrada de celulares nos presídios no estado. Os telefones são usados por chefes de facção presos para ordenar crimes de dentro das celas.

A promessa do secretário de acabar com celulares nas unidades e encerrar a divisão de presos nas detenções conforme a facção criminosa a que pertencem foi o estopim para a crise na segurança no estado, que enfrenta o sexto dia de uma onda de ataques violentos.

Nesta segunda-feira, ele afirmou que a fiscalização dos celulares é uma medida "importante" para conter o crime no estado. "Investir nos equipamentos que impeçam a entrada de objetos é um trabalho mais importante e que vamos aprimorar aqui", afirmou.

"É preciso também que o Governo Federal realize uma pactuação nesse sentido. O crime hoje está organizado nacionalmente, para além das divisas. Então não adianta uma unidade possuir o bloqueio e as demais, não. Iniciativas como o Sistema Único de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário são importantes para essa nacionalização das medidas", completou.

Experiência no Rio Grande do Norte
Mauro Albuquerque já havia administrado presídios em Rio Grande do Norte e enfrentou a rebelião no presídio de Alcaçuz que resultou na morte de 26 internos.

"A atuação no Rio Grande do Norte foi pautada pelo disciplinamento do sistema penitenciário, cumprindo o que diz a Lei da Execução Penal. O objetivo é implantar no Ceará o que preceitua a Lei. O sistema aqui é maior, portanto ainda mais desafiador. Estou motivado e pronto para agir 24 horas."

G1

Colisão entre moto e caminhão mata mulher em Icó

Uma mulher morreu em um acidente de trânsito na noite desta última segunda-feira, 7, após colisão entre moto e caminhão, na CE 282, nas proximidades da Cadeia Pública de Icó. A vítima foi identificada como Raimunda Ferreira de Sousa Lorenço, 51 anos, conhecida como Bel.

O trecho da CE onde a vítima morreu é um segmento crítico, pois são recorrentes os acidentes, com mortes. Há intensa movimentação de veículos no local, que exige pista mais larga, acostamento e melhor sinalização e iluminação.

O acidente ocorreu por volta das 18 horas. Bel pilotava a moto Honda Biz, placa OSD 6617, morreu após uma colisão com um caminhão VW EURO 2009/2010 tipo reboque, placas CPN 2828, com inscrição de Icó, conduzido por Roberto Carneiro Bezerra.
  

O caminhão seguia no sentido Iguatu – Icó e presta serviço para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu.

A motocicleta era pilotada por Bel e seguia em direção a Icó, já o caminhão seguia sentido contrario, nas proximidades do presídio aconteceu o acidente. O garupeiro da moto, José Allef Simplício de Moura foi socorrido com vida ao hospital local e transferido para o Hospital Regional do Cariri.

O motorista do caminhão permaneceu no local prestando assistência até a chegada do socorro. Ele informou aos policiais que a motociclista trafegava com o farol apagado e estava muito próxima do caminhão, sem condições de desviar. O rabecão de Iguatu foi acionado para a remoção do corpo.

Com colaboração de Gustavo Veras e Richard Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário