Secretário Nacional de Segurança Pública, o general Theophilo disse que aguarda formalização do pedido do governador para envio da Força Nacional de Segurança.
O secretário Nacional de Segurança Pública, general Theophilo, afirmou ao Diário do Nordeste que o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o envio da Força Nacional de Segurança para o Ceará em meio a onda de ataques criminosos na Capital e na Região Metropolitana.
Theophilo disse que o Ministério está apenas aguardando a formalização do pedido feito pelo governador Camilo Santana (PT). Ele não soube dizer ainda quantos homens deverão vir.
"O ministro (Moro) me ligou agora dizendo que tinha falado com o governador e o que eu tenho de concreto é que ele ofereceu ao secretário André Costa a Força Nacional de Segurança. Agora, o ministro da Justiça vai avaliar o pedido junto com o Gabinete de Segurança Institucional e vai ver se aprova ou não. Aprovado, a gente envia o pessoal".
Theophilo ressaltou que o Governo Federal vai apoiar "com todos os recursos, inclusive intermediar, se for o caso do governador, pedir uma intervenção ou operação de garantia da Lei". No entanto, ele descartou que o governador tenha pedido intervenção federal no Ceará.
"Depende da análise, o governador tem que avaliar qual o motivo da represália, tem que trabalhar com inteligência e tecnologia. A Força Nacional é suficiente".
(Diário do Nordeste)
Camilo Santana solicita Força Nacional de Segurança e Exército para o Ceará
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (03) nas redes sociais.
O governador do Ceará, Camilo Santana, solicitou reforço de homens da Força Nacional de Segurança, Exército e Força de Intervenção Integrada (FIPI), para trabalhar em conjunto com os profissionais cearenses para apoiar o combate aos criminosos que têm realizado uma série de ataques em Fortaleza e Região Metropolitana. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (03), nas redes sociais.
Camilo Santana disse ainda que determinou reforço de policiamento nas ruas desde a madrugada e, logo após as ações, nove pessoas foram autuadas e outras três estão sob investigação. "Estive reunido com toda a cúpula da Segurança Pública e Sistema Penitenciário e reforcei minha determinação de continuar agindo com todo o rigor e dentro da lei para coibir as ações criminosas e estabelecer o total controle das unidades prisionais, conforme todo o planejamento que já vem sendo feito no Ceará", reforçou Camilo.
O governador conversou por telefone, na manhã desta quinta-feira, com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, que se colocou à inteira disposição para o apoio necessário, e a quem agradeço. "Entendo que o crime organizado ultrapassou as divisas dos estados e que, somente com a ação conjunta dos Estados com o Governo Federal, iremos vencer esse desafio", afirmou.
(Diário do Nordeste)
Nenhum comentário:
Postar um comentário