Faltando três dias para encerrar o mês de março, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já observou chuvas acima da média para o perído. A média histórica para o mês é de 203.4 milímetros. Até hoje, dia 28, o órgão obsevou o acumulado de 208.9 mm, o que representa desvio positivo de 2.7%.
Estes índices já eram esperados pelo órgão. Devido aos bons volumes observados ao longo de todo o mês, meteorologistasjá previam que a média histórica para março seria alcançada.
No início da semana, quando o volume ainda estava 9% abaixo da média para o mês, a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, mimizou o indicador e previu que haveria incremento na média. "Faltam alguns dias para terminar o mês de março e talvez a gente consiga alcançar a média do período”, disse Meiry, em entrevista concedida ao Sistema Verdes Mares na última terça-feira.
Nos dois primeiros meses do ano, as precipitações também ultrapassaram a média. Em janeiro, o desvio foi de 10.3% e, em fevereiro, 45.5%. A previsão é de que este índice de março seja ainda maior, com as chuvas dos útlimos dias do mês.
Regiões
Embora a média geral para o Estado esteja acima do histórico, algumas regiões cearenses ainda apresentam desvio negativo, isto é, com chuvas abaixo do que é epseraço para o mês. No Cariri, choveu, até agora, 199.1 milímetros. A média para o mês é de 216.3 mm. Caso ocorram precipitações substanciais nos próximos dias, a média pode ser acalçada ou superada.
Na região Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, no entanto, a média está um pouco mais distante de ser atingida. Em Jaguaribana, choveu 159.1mm, o que sinaliza desvio negativo de 16.1%. Já no Sertão Central e Inhamuns, o íato é ainda maior. Choveu 141.2 milímetros até agora, quando a média mensal é de 171.8mm.
Nos dois primeiros meses do ano, apenas o Cariri não atingiu a média histórica. Em janerio, a Funceme observou 108.2 mm, com desvio negativo de 31.4%. No mês seguinte, o desvio foi de -25.7% (choveu o acumulado de 109.8 mm).
As regiões mais chuvosas, no entanto, foram Maciço do Baturité, em janeiro, com desvio positivo de 73.% (foi observado 167.8 mm) e, em fevereiro, o Litoral de Fortaleza obteve os melhores índices, com desvio positivo de 113.3%. Com informações do Diário do Nordeste.
Candidatos fazem longa fila para solicitar isenção de concurso em Juazeiro do Norte
Interessados no concurso da Prefeitura de Juazeiro do Norte, lançado na última terça-feira (26), formaram uma fila de um quarteirão para solicitar a isenção da taxa na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), nesta quinta-feira (28). Segundo a prefeitura, mais de 1,1 mil pessoas fizeram o pedido apenas nesta manhã.
Devido ao grande número de pessoas, foram montadas estruturas com tendas dentro da Sedest. Os candidatos esperam para pegar senha e, em seguida, entregar a documentação necessária.
De acordo com o secretário adjunto da Sedest, Thiago Pereira, podem solicitar a isenção pessoas de baixa renda com inscrição no NIS e servidores municipais.
Concurso
O concurso público tem um total de 1.815 vagas para contratação imediata e mais 5.489 para formação de cadastro reserva. Os interessados têm até o dia 25 de abril para se candidatar e concorrer a oportunidades de nível fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 998 a R$ 7 mil. Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário