![]() |
Foto Reprodução/YouTube |
Morreu o cantor e compositor Antônio Barros, 95, em João Pessoa (PB), neste domingo (6), por complicações causadas pelo Parkinson. Nascido em 1930 em Queimadas (PB), Antônio Barros começou a compor na década de 1950. Vinte anos depois, ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu, com quem compôs clássicos da música brasileira.
Desde o começo do ano, ele enfrentava uma longa internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Neves, pelo estado avançado da doença de Parkinson.
Autor de grandes clássicos do forró
Antônio Barros, acompanhado da esposa e também compositora Cecéu, é conhecido por vários hits de forró. Entre as canções mais famosas do casal estão clássicos como "É Proibido Cochilar", “Homem com H”, “Por Debaixo dos Panos”, “Bate Coração”, “Procurando Tu”, “Forró do Poeirão”, “Forró do Xenhenhém” e “Óia Eu Aqui de Novo”.
A obra do casal de cantores e compositores paraibanos Antônio Barros e Cecéu foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba. A lei com o reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-PB) do dia 24 de junho de 2021, dia de São João
Nomes como Fagner, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga e Gilberto Gil gravaram letras do paraibano. No período junino, "Brincadeira na Fogueira", "Naquele São João", "Por Debaixo Dos Panos", "Bate Coração", "Casamento Da Maria", "Sou O Estopim, "Amor Com Café", entre outras letras, são destaques.
Com informações do Diário do Nordeste.
Assembleia Legislativa doa aproximadamente duas toneladas de alimentos ao programa Ceará Sem Fome
![]() |
Foto Divulgação/Alece |
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta última sexta-feira (4), a doação dos alimentos arrecadados através das inscrições para a “Corrida Alece 190 Anos”. Aproximadamente duas toneladas de alimentos foram doadas. A entrega dos produtos foi realizada ao Programa Ceará Sem Fome, iniciativa do Governo do Estado do Ceará que disponibiliza 150 mil refeições gratuitas diárias aos beneficiários do programa.
Flávia Vasconselos, técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, acompanhou o momento e ressaltou a preocupação da Casa em se associar a pautas sociais. “Mais uma vez, o Parlamento Cearense e a gestão Romeu Aldigueri (PSB) demonstram sua preocupação com a questão social.
Quando se pensou na corrida, pensou em associar também a essa pauta ligada ao Programa Ceará Sem Fome”, afirmou. Ainda de acordo com Flávia, a quantidade de alimentos doados atingiu a meta pré-estabelecida pela Casa.
“Nós conseguimos, sim, atingir [a meta]. Eu acredito que hoje a gente tenha, aproximadamente, duas toneladas, que é o que a gente estava se propondo com as inscrições de mil servidores da Casa. Uma ou outra pessoa preferiu fazer uma doação simbólica através do pix do Programa”, frisou.
No início da próxima semana, a equipe do Ceará Sem Fome realiza a triagem dos alimentos. Finalizado este momento inicial, as cestas serão confeccionadas, para depois avaliar quais comunidades serão beneficiadas com as doações.
Com informações do Site Opinião CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário