Uma idosa de 80 anos e uma mulher com necessidades especiais foram resgatadas de uma casa em Russas, município do Vale do Jaguaribe, interior do Ceará, na quarta-feira (2).
A ação policial ocorreu após denúncias de vizinhos e familiares, que acusaram a filha da idosa de mantê-la em cárcere privado.
A Polícia e a Guarda Municipal foram até o local após receberem múltiplas denúncias. Parentes e vizinhos relataram que a filha da idosa a mantinha presa dentro da residência. Ao chegarem, os agentes tentaram conversar com a proprietária do imóvel, mas ela se recusou a abrir a porta.
Confronto e uso de força
Diante da resistência, os policiais arrombaram a porta e foram recebidos pela mulher, que avançou em direção aos agentes segurando um facão. Os policiais conseguiram contê-la e a encaminharam para uma unidade hospitalar para realização de exames.
De acordo com relatos das autoridades, ela apresentava sinais de surto psicótico durante o confronto.
Vítimas em condições estáveis
A idosa de 80 anos e a outra mulher que vivia no local foram resgatadas e, segundo as autoridades, passam bem. Não há informações detalhadas sobre as condições de insalubridade da casa ou sobre possíveis maus-tratos físicos. O crime de cárcere privado, previsto no artigo 136 do Código Penal, configura-se pela privação da liberdade da vítima.
As imagens do resgate mostram o momento em que a idosa é retirada da residência e o facão utilizado pela filha durante o confronto. A polícia investiga o caso e aguarda laudos médicos e perícias para detalhar as circunstâncias do crime.
Com informações do G1 Ceará.
Três novos presídios devem ser construídos no interior do Ceará
O Ceará deve três novos presídios com foco na regionalização. As unidades devem ser alocadas na região do Cariri, Sertão Central e Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A informação foi divulgada ao O Povo pelo secretário da Administração Penal e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque, nesta sexta-feira, 4.
O titular da SAP disse que as novas unidades terão capacidade para 3 mil vagas para os internos, sendo mil em cada. O investimento deve girar em torno de R$ 300 milhões e, atualmente, os projetos estão na fase de buscas de orçamentos e recursos federais para a construção. Ainda não há data de previsão para a construção dos equipamentos.Foto: Alex Costa/TJCE/Divulgação
Mauro ressaltou também a ampliação da unidade prisional de Tianguá e reforma da unidade de Horizonte, durante uma audiência pública do Comitê Estadual de Políticas Penais do Ceará (CEPP), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), realizada nesta sexta, 4, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em Fortaleza.
“Quando eu cheguei aqui tinham 10.500 vagas. Hoje, nós temos 17.500 vagas. Só que a população não deixa de crescer. [...] De um ano para cá, aumentaram 1.500 presos e não baixa mais. Como as polícias estão prendendo mais, então a tendência é aumentar”, disse Mauro.
O objetivo da construção dos novos presídios com foco na regionalização é para facilitar a visitação de familiares, por exemplo. Uma das unidades já havia sido anunciada anteriormente pelo governador Elmano de Freitas. Trata-se do equipamento para o regime semiaberto, que será localizado dentro do Complexo Penitenciário de Itaitinga.
Em janeiro, a Justiça do Ceará proibiu parcialmente o ingresso de novos detentos em cinco presídios do Ceará devido à superlotação das unidades prisionais. Na época, conforme a Justiça, os presídios ultrapassam 137,5% da capacidade de internos. A SAP disse, na época, que realizou ações para solucionar o cenário
Com informações do O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário