Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 4 de abril de 2025

PESQUISA Quaest - Lula ganharia de todos os adversários na eleição de 2026

 O ex-presidente Bolsonaro é quem mais se aproxima do petista, mas não pode concorrer, porque está inelegível.

A última pesquisa Quaest, divulgada na manhã desta quinta-feira (3), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento, que ouviu 2.004 eleitores entre os dias 27 e 31 de março, apresenta Lula como favorito tanto no primeiro quanto no segundo turno contra os diversos adversários pesquisados.
Nas simulações de segundo turno, Lula lidera contra todos os potenciais candidatos. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40% - dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Em outros cenários, Lula também supera nomes como Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Pablo Marçal (PRTB), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).

Rejeição - Apesar de liderar os cenários eleitorais, a pesquisa também revela que 62% dos brasileiros são contrários a uma nova candidatura de Lula em 2026, o maior índice de rejeição desde que a Quaest começou a fazer o levantamento, em julho de 2024. O apoio à candidatura do presidente caiu para 35%, em comparação com os 45% registrados em dezembro de 2024.

Cenários de segundo turno

Lula vs. Jair Bolsonaro (PL): Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 40%.

Lula vs. Michelle Bolsonaro (PL): Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Michelle Bolsonaro tem 38%.

Lula vs. Eduardo Bolsonaro (PL): Lula tem 45% das intenções de voto, enquanto Eduardo Bolsonaro tem 34%.

Lula vs. Tarcísio de Freitas (Republicanos): Lula tem 43% das intenções de voto, enquanto Tarcísio de Freitas tem 37%.

Lula vs. Ratinho Júnior (PSD): Lula tem 42% das intenções de voto, enquanto Ratinho Júnior tem 35%.

Lula vs. Pablo Marçal (PRTB): Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Pablo Marçal tem 35%.

Lula vs. Romeu Zema (Novo): Lula tem 43% das intenções de voto, enquanto Romeu Zema tem 31%.

Lula vs. Ronaldo Caiado (União): Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Ronaldo Caiado tem 30%.

Real Time Big Data - Pesquisa traz avaliação dos governos Evandro, Elmano e Lula

 Levantamento ouviu 1.500 entrevistados entre os dias 1º e 2 de abril, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data avaliou a popularidade e o desempenho dos governos do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento, encomendado pela RECORD, ouviu 1.500 entrevistados entre os dias 1º e 2 de abril, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa indicou que o prefeito Evandro Leitão possui uma taxa de aprovação de 60%, enquanto 30% desaprovam a administração e 10% não souberam responder. Já o governador Elmano de Freitas apresenta um índice de aprovação maior, com 65% dos entrevistados avaliando positivamente a gestão, contra 27% de desaprovação e 8% que não souberam opinar.
No âmbito nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou uma aprovação de 55%, sendo desaprovado por 42% dos entrevistados. Apenas 3% dos participantes da pesquisa não souberam responder sobre a administração federal.

Avaliação detalhada dos governos

Além da aprovação geral, a pesquisa também analisou a percepção detalhada sobre os governos. Evandro Leitão foi classificado como “Ótimo” por 12% dos entrevistados, enquanto 28% consideram a gestão “Boa”. Outros 30% avaliaram como “Regular”, enquanto 14% apontaram como “Ruim” e 7% como “Péssima”. Um total de 9% dos entrevistados não soube opinar.

O governador Elmano de Freitas recebeu avaliações mais positivas, sendo classificado como “Ótimo” por 15% dos entrevistados e “Bom” por 36%. A avaliação “Regular” ficou em 28%, enquanto “Ruim” e “Péssimo” foram apontados por 6% e 10%, respectivamente. Apenas 5% não souberam responder.

Já o presidente Lula recebeu avaliação “Ótima” de 11% dos entrevistados e “Boa” de 25%. O maior percentual, 33%, considera a gestão “Regular”, enquanto 10% a avaliam como “Ruim” e 20% como “Péssima”. Apenas 1% dos entrevistados não soube responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário