Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Diplomação dos candidatos eleitos em 2024 deve acontecer até dia 19 de dezembro em todo o Ceará

 


Foto Antonio Machado/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta última segunda-feira (9), o prazo final para a diplomação dos candidatos eleitos no 1º e no 2º turno das Eleições Municipais de 2024 em todo país. 

Dia 19 de dezembro é a data final, que consta do calendário eleitoral, para que os eleitos recebam o respectivo diploma da Justiça Eleitoral para que possam assumir os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito nos 184 municípios cearenses.

Na capital, a diplomação do prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e da vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar será no dia 19, a partir das 17h. 

A solenidade ocorrerá na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e também contemplará os vereadores eleitos.

Em Caucaia a diplomação acontecerá no mesmo dia que a Capital, às 10h, na Câmara Municipal de Caucaia. Em Sobral ocorrerá no dia 16 de dezembro, às 10h, no Centro de Convenções do município. Em Juazeiro do Norte foi marcada para o dia 18 de dezembro, às 10h na Câmara Municipal.

“A diplomação é como se fosse o fechamento da eleição. A gente já teve a votação, foram proclamados os resultados e agora em uma sessão solene, pública, o juiz eleitoral, acompanhado da junta eleitoral, vai declarar que aquele resultado foi válido e vai certificar os vencedores, ou seja, literalmente diplomar, entregar o diploma que os torna aptos a tomarem posse nos seus respectivos cargos”, disse Patrícia Vieira, chefe de cartório eleitoral, em entrevista ao CETV1, da TV Verdes Mares Cariri.

Com informações do G1 Ceará.

Ceará alcança recorde de apreensões de drogas em 2024 com aumento de 172,5%

Foto Divulgação/ Secretaria da Segurança Pública do Ceará
Ao total 10,4 toneladas de drogas foram retirados de circulação entre janeiro e novembro de 2024, um aumento de 172,5% em relação ao mesmo período de 2023. Foram 6,602 toneladas a mais em comparação com os dados do ano anterior, que registraram 3,8 toneladas apreendidas. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi o principal destaque do balanço, com um crescimento de 957% no volume de drogas apreendidas entre janeiro e novembro deste ano.

Em 2024, a Polícia recolheu 5,7 toneladas, contra apenas 540 quilos registrados no mesmo intervalo do ano passado.

Apreensões de drogas em 2024: dados da Capital

Fortaleza registrou avanços significativos, com um aumento de 96% nas apreensões. Foram 2,59 toneladas de entorpecentes recolhidos entre janeiro e novembro deste ano, no mesmo período de 2023 foram recolhidos 1,32 toneladas. Apenas em novembro de 2024, o volume apreendido na Capital subiu 697%, chegando a 259 quilos.

Segundo a SSPDS, uma das operações mais relevantes ocorreu no mês de novembro, no bairro Parangaba, onde 52 quilos de drogas, incluindo maconha, crack e pó branco, foram localizados em um imóvel monitorado pela polícia civil.

Apreensões de drogas em 2024: interior sul do Estado

Nas regiões do Interior, o aumento nas apreensões também foi expressivo. No Interior Sul, os números subiram 32,2%, totalizando 1,6 tonelada apreendida em 2024. Já no Interior Norte, o avanço foi de 59% apenas no mês de novembro, com 47,9 quilos recolhidos.

Combate ampliado ao tráfico de drogas

Em novembro deste ano, ocorreu um aumento de 215% nas apreensões realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará, sendo recolhido 449,21 quilos. Já em Fortaleza ocorreu o aumento de 697,5% com 259,71 quilos recolhidos apenas no mês de novembro deste ano. Na região metropolitana de Fortaleza o aumento foi de 251% com 62,71 quilos apreendidos.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário