Foto Júlio Caesar |
O Ceará é o estado do Nordeste com menor percentual de área considerada sob seca em julho de 2024. Atualmente, a unidade federativa tem 5% do território em seca fraca e 95% livre desse fenômeno, conforme dados do Monitor de Secas do Brasil, que faz o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil.
No entanto, apesar dessa condição relativamente favorável em comparação com outros estados, o Ceará registrou um aumento nas áreas afetadas pela seca. Entre os meses de junho e julho de 2024, o percentual de seca no estado que era de 1% subiu para 5%. A área afetada corresponde a um total de 7.739 km², sendo a região mais impactada o extremo sul do Estado.
Os dados do Monitor de Secas foram elaborados com base em dados extraídos até o último dia 20 de agosto, atualização mais recente da plataforma. O sistema é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com o meteorologista Francisco Vasconcelos Júnior, da Funceme, o cenário atual do Ceará não é característico para esta época do ano, que geralmente apresenta condições mais severas de seca.
“Durante a estação chuvosa de 2024 foram observadas chuvas acima da normalidade em algumas regiões do Estado. Esse cenário fez atenuar o cenário de seca até julho desse ano com apenas uma pequena área com seca fraca no estado”, explica.
Com informações do O Povo.
Com álbum gravado no Ceará, cantora Simone Mendes é indicada ao Grammy Latino 2024
Foto Reprodução/YouTube |
A cantora Simone Mendes foi indicada ao Grammy Latino 2024, nesta terça-feira (17), com o álbum "Cintilante".
A produção concorre na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”. O projeto foi gravado ao vivo em Fortaleza (CE), no espaço de eventos Colosso.
Em dezembro do ano passado, em entrevista um dia antes da gravação do projeto, a cantora revelou que o desejo dela era ganhar um Grammy Latino com o álbum.
"Meu sonho é ganhar um Grammy. É com Jesus, não é comigo. Minha parte tô fazendo", declarou Simone Mendes.
Com informações do Diário do Nordeste.
Jovem é encontrado morto em caminhonete submersa em açude, em Iguatu
Foto Corpo de Bombeiros/ Arquivo pessoal |
Um jovem de 21 anos foi encontrado morto em uma caminhonete submersa nas águas do açude Chaparral, na localidade de Sítio Bravo, em Iguatu, na noite dessa última segunda-feira (16). José Emersson do Nascimento Vidal estava desaparecido desde o último sábado (14), quando foi visto pela última vez dirigindo o veículo após uma vaquejada.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirada do corpo, próximo à CE-060. A causa da morte não foi informada. O caso é investigado pela Polícia Civil.
"Somente após laudo da Pefoce será possível confirmar as causas da morte", disse a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em nota.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário