Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Cidade do Ceará tem o pior índice de umidade do ar no Brasil

 Conforme a Organização Mundial de Saúde, o ideal para saúde é entre 50% e 80%


O município de Jaguaribe (Vale do Jaguaribe) está entre as cidades do Brasil com o menor índice de umidade relativa do ar. Na tarde desta quinta-feira (19), a umidade na cidade era de 11%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Outro município com o mesmo índice é Cotriguaçu, em Minas Gerais, local onde ocorrem incêndios florestais.
Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20% nesta sexta-feira (20). Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para saúde é entre 50% e 80%.
O aviso indica risco de incêndios florestais e problemas à saúde. Com ar seco, alguns sintomas podem ser comuns, como ardência nos olhos, tosse seca, ressecamento da pele e irritação nas vias respiratórias.
Para pessoas que têm doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, o desconforto é ainda maior.

Veja dicas de como se prevenir

Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.

Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.

Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia.

Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.

Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.

Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.

Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.

Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.

Cantor de forró sofre grave problema de visão e realiza cirurgia de urgência

Foto Reprodução/YouTube
Conhecido no forró por sucessos como "Vamos Falar de Amor", o cantor Marcelo Mello — ex-vocalista da banda Malla 100 Alça — precisou cancelar uma série de shows por conta de um deslocamento de retina. Rayane Façanha, cantora e esposa do artista paraibano, usou o Instagram, nessa última terça-feira (17), para falar sobre o procedimento cirúrgico que o marido precisará fazer. Foto: Reprodução/YouTube

Rayane explicou que Marcelo já tinha problemas de visão há alguns anos. Na última semana, durante turnê em São Paulo, ele sentiu irritação nos olhos. Em seguida, os mesmos sintomas foram se repetiram em apresentações no Rio de Janeiro. Como o caso foi se agravando, eles buscaram ajuda médica.

"Chegando lá, o médico diagnosticou ele que, além da catarata, ele estava com problema no corpo vítreo", relatou Rayane Façanha.

Ao término da turnê no Rio de Janeiro, o casal anunciou o cancelamento de apresentações agendadas para acontecer em Brasília.

Novo exame detectou problema em retina

Ao retornar ao nordeste, Marcelo Mello buscou o oftalmologista que acompanha o caso dele e, em novos exames, constatou um grave problema na retina.

"Descolamento da retina regmatogênico em olho direito. Necessita realizar de cirurgia em caráter de urgência com risco de perda visual permanente no olho acometido", informou o laudo médico do cantor.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário