Web Radio Cultura Crato

domingo, 17 de dezembro de 2023

Francisco completa 87 anos e termina 2023 mais ‘livre’ sem sombra de Bento 16

 Em clima de aniversário, com 87 anos completados neste domingo (17), o papa Francisco chega ao fim de um intenso 2023, pelo ritmo de trabalho apesar da saúde frágil e pelos embates que decidiu travar, com resultados que nem sempre lhe foram agradáveis.

O ano já começou com um grande acontecimento. O funeral, em janeiro, do seu antecessor, Bento 16, que encerrou o inusitado período em que dois papas conviveram dentro do Vaticano. A partir disso, houve uma sucessão de marcos: a intensificação de seu ativismo diplomático pela paz; a nomeação do maior número de cardeais de seu pontificado e outras mudanças na Cúria Romana; a realização de um questionado Sínodo dos Bispos e um novo texto sobre emergência climática.


Tudo isso e mais cinco viagens internacionais e duas internações hospitalares, incluindo uma cirurgia com anestesia geral, além de outros mal-estares recorrentes. Ainda houve ataques vindos do agora presidente Javier Milei durante a campanha na Argentina e nem da inteligência artificial Francisco escapou -sua imagem falsa vestindo um casaco branco da moda viralizou e acendeu alertas sobre o alcance de novas ferramentas. Ele inclusive pediu um tratado internacional para regular a tecnologia.

Ao mesmo tempo, 2023, no qual ele completou uma década de papado, foi o ano em que Jorge Bergoglio escancarou sua reação à feroz oposição que enfrenta de setores do clero, em especial da ala ultraconservadora que faz barulho nos Estados Unidos.

Governo vai bloquear Bolsa Família de quem estiver com CPF irregular a partir de janeiro


O Ministério do Desenvolvimento Social e da Instrução Pública (MDS) anunciou que, a partir de janeiro de 2024, o Bolsa Família terá o pagamento bloqueado para os beneficiários que estiverem com o CPF irregular.

A medida é uma forma de garantir que os recursos do programa cheguem às famílias realmente necessitadas. O CPF irregular pode ser causado por diversos fatores, como dívidas, pendências com a Receita Federal ou até mesmo furto ou roubo do documento.

Para regularizar o CPF, os beneficiários do Bolsa Família devem procurar a Receita Federal e apresentar os documentos necessários. A regularização pode ser feita pela internet, pelo telefone ou presencialmente em qualquer unidade de atendimento da Receita Federal.

Os beneficiários que tiverem o pagamento bloqueado poderão regularizar a situação do CPF e solicitar a reativação do benefício. Para isso, devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

O Bolsa Família é um programa social do governo federal que atende a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O programa concede um benefício mensal de R$ 400 por família.

A medida do governo federal pode impactar cerca de 1,5 milhão de beneficiários do Bolsa Família. De acordo com o MDS, 1,2 milhão de beneficiários têm o CPF irregular.

A medida também pode gerar uma sobrecarga no atendimento da Receita Federal. O órgão já enfrenta um grande número de solicitações de regularização do CPF.

Fonte: Blog do Manuel Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário