Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Celulares roubados: bancos vão bloquear em até 10 minutos aplicativos com ‘botão de segurança’, diz governo

 Ministério da Justiça e Segurança Pública lançará site e aplicativo único contra roubos e furtos.


Para isso, haverá um aplicativo e um site único, abrigado no portal gov.br, que funcionará como uma espécie de “botão de segurança” para casos de roubos ou furtos. O acionamento poderá ser feito pela vítima ou por alguém de confiança previamente cadastrado.

— Já temos a API (interface), integrada com todos os bancos, testada. A maioria deles (bancos) diz que vai bloquear o internet banking em até no máximo dez minutos, a partir da comunicação. Além disso, as operadoras de telefonia vão passar também a bloquear a linha e o SMS, porque é através de SMS que os ladrões conseguem resgatar as senhas — disse ao GLOBO o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

No caso dos bancos, o aplicativo será por adesão. Todos os bancos filiados à Febraban, que reúne a maior parte do setor bancário brasileiro, aderiram.

Meta (dona das redes Facebook, Instagram e WhatsApp), Google e aplicativos de transporte como Uber e 99 vão assinar nesta terça-feira um protocolo de intenções para integrar ao sistema do governo. A Zetta, associação que representa empresas de serviços financeiros digitais, também participará do convênio.

Roubo de celular dispara

A proposta vem em um contexto de aumento de roubos de celulares. O último Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta para um total de 999.223 mil ocorrências no ano passado, mais que os 852.991 mil casos registrados em 2021 no país. Com isso, a alta foi de 16,6% em furtos e roubos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já tinha esse protocolo de segurança com bloqueios dos aparelhos. A ideia agora é nacionalizar e tornar mais ágil esse mecanismo, por meio do uso do site ou aplicativo. Atualmente, o Ministério da Justiça estima que a vítima pode levar até uma hora para fazer o registro do crime, via central eletrônica.

— Observamos que o problema para bloquear os aparelhos, não era um problema tecnológico, era um problema de processo, engenharia de processo. Nós precisávamos fazer com que o cidadão se ligasse diretamente à Anatel, pulando a secretaria de segurança (dos estados) e pulando as operadoras (de telefonia) — disse Cappelli.
Solução rápida para enganos

Bancos e Anatel terão mecanismos para reverter eventuais enganos de consumidores ao acionarem o botão de segurança. Uma pessoa pode dar falta de um celular e bloqueá-lo antes de encontrá-lo em algum lugar. Haverá um mecanismo para reabilitá-lo.

O projeto não substitui o registro de boletim de ocorrência, em caso de roubo ou furto, mas facilita o processo de mitigação do dano ao consumidor, reduzindo o risco de perdas financeiras ou invasão de privacidade.

O governo não tem uma meta específica de redução no número de roubos e furtos, mas acredita que essa nova ferramenta pode ter resultado significativo. A expectativa é que o bloqueio total seja um grande desestímulo à atuação dos criminosos, na medida em que vai levar a inutilidade do aparelho e transformado em um “pedaço de metal inútil”, diz Cappelli.

(Terra Brasil Notícias)

Primeira chuva forte da pré-estação alaga ruas em Fortaleza e interior do Ceará

Foto Arquivo pessoal 
Chuvas intensas ocasionaram transtornos para moradores da Região Metropolitana de Fortaleza e cidades do interior do Ceará. Em Juazeiro do Norte, a Avenida Padre Cícero, no Bairro São José, ficou alagada e os veículos não conseguiram passar.

Em Fortaleza, no Bairro Cais do Porto, houve alagamento. Moradores tiveram suas residências invadidas pela água e tentaram limpar suas casas, mas sem sucesso, já que não parava de chover. Com o alagamento, segundo moradores, veio também lixo, o que prejudicou ainda mais a situação.

"Aqui no Cais do Porto toda vez que chove fica assim. Moro aqui a mais de quatro anos e ninguém resolve essa situação do alagamento e lixo", disse um morador.

Houve também alagamento no Conjunto São Cristóvão, em Fortaleza. Um morador afirmou à TV Verdes Mares que não importa a quantidade da chuva, basta chover para que as casas sejam invadidas pela água.

Já em Juazeiro do Norte, a forte chuva gerou uma forte enxurrada, no centro e na periferia do município. No Bairro Cidade Universitária, a água se misturou ao barro de residências em obra e gerou um lamaçal na vizinhança. "As casas todas invadidas pela lama. Foi só dar uma chuva forte e essa foi a consequência na minha rua", disse um morador do bairro.

Precipitações no estado

Choveu em cerca de 30 municípios do Ceará no intervalo entre 7h de domingo (17), e 7h desta segunda-feira (18).

Conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados foram em Granja (90 milímetros); Guaraciaba do Norte (88 milímetros), Umari (66 milímetros) e Maranguape (44 milímetros).

As precipitações foram relacionadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema meteorológico que, a depender da posição, colabora para chuvas.

A previsão para segunda-feira é de céu variando de nublado a parcialmente nublado nuvens em todas macrorregiões com chuva isolada no Litoral norte, no oeste do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba e na faixa litorânea. Nas demais regiões, alta possibilidade de chuva isolada.

Com informações do G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário