Web Radio Cultura Crato

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Carnaval: campanha de saúde alerta para infecções sexualmente transmissíveis



O carnaval está de volta e o momento é de celebrar a alegria, o amor, a diversidade e o respeito com responsabilidade pra curtir a folia em segurança. É o que defende a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), lançada nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o alerta vale para qualquer tipo de IST, não apenas o HIV, e inclui, por exemplo, o HPV, a herpes genital e a sífilis.

Com o slogan Voltou o carnaval e com camisinha a alegria é geral, a proposta é reforçar a importância do uso do preservativo, sobretudo entre o público de 15 a 34 anos. As peças publicitárias incluem um filme para televisão veiculado nacionalmente; conteúdo informativo nas redes sociais; e peças afixadas em locais de grande circulação, como pontos de ônibus, estações de metrô, rodoviárias e avenidas.

De acordo com o ministério, haverá reforço das mensagens de prevenção em Salvador, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Recife e em Brasília, cidades onde há maior concentração de foliões. Uma novidade da campanha em 2023 é o ajuste na nomenclatura dos preservativos distribuídos pela pasta: antes conhecidos como masculino e feminino, eles passam a ser identificados como externo e interno.

As IST são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos transmitidos por meio do contato sexual oral, vaginal e anal sem o uso de preservativo e com uma pessoa que esteja infectada. A terminologia infecções sexualmente transmissíveis passou a ser adotada em substituição à expressão doenças sexualmente transmissíveis (DST) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção mesmo sem sinais e sintomas.

Covid-19

Por meio de nota, o ministério reforçou que, apesar da melhora no cenário epidemiológico da covid-19 no país, o carnaval 2023 ainda ocorre em um momento de pandemia e a recomendação é que todos busquem as unidades de saúde e completem o ciclo de imunização.

Atualmente, mais de 19 milhões de brasileiros estão com a segunda dose do esquema vacinal primário atrasada; 68 milhões estão em atraso com a primeira dose de reforço; e pouco mais de 30 milhões, com a segunda dose.

Com informações da Agência Brasil

Personal trainer é preso sob suspeita de contaminar mulheres com HIV



A Polícia Civil do Amapá prendeu preventivamente na quarta-feira (15) um homem de 28 anos suspeito de manter relações sexuais com mulheres sem camisinha, mesmo sabendo que é portador do HIV.

A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher. O homem é acusado de crime de lesão corporal gravíssima.

Segundo a polícia, a prisão ocorreu em uma academia de ginástica, onde ele trabalha como personal trainer.

As investigações começaram em janeiro, depois que uma das vítimas registrou boletim de ocorrência. Ela informou que conheceu o acusado em uma festa e, em maio de 2022, manteve relações sexuais com ele. Quatro meses depois, em exame de rotina, descobriu estar infectada.

A mulher diz que entrou em contato com o personal e, segundo a polícia, ele teria prometido realizar exames, mas não respondeu mais.

A delegacia informou que o inquérito policial foi concluído, e o Ministério Público já ofereceu denúncia.

Além da mulher que conheceu o acusado em uma festa, há ainda uma vítima que era menor de idade quando foi infectada e outras duas mulheres que procuraram a polícia após a repercussão do caso.

Outro inquérito policial vai apurar o suposto crime em relação às novas vítimas.

Na manhã desta quinta-feira (16), representante do Conselho Regional de Educação Física da 18ª Região procuraram a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher e informaram que o acusado não tem registro profissional junto ao órgão de regulamentação.

A infração de exercício irregular da profissão também será investigada. A reportagem não conseguiu contato com a defesa.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário