Em meio à segunda onda da pandemia de Covid-19 no Ceará, bastou pouco mais de cinco meses neste ano para que o número de mortes pela doença superasse a quantidade de vítimas registradas em no ano de 2020. Dos mais de 21,3 mil óbitos registrados até agora no Estado, 10,9 mil ocorreram entre 1º de janeiro e o último dia 7 de junho. Dados do ano passado apontam que 10,4 mil vidas foram perdidas entre março e dezembro.
Ao todo, 10.910 óbitos por Covid-19 foram registrados em 2021, o que representa 51,1% das 21.349 mortes registradas desde que a doença fez as três primeiras vítimas no Ceará, em 24 de março de 2020. Os meses mais letais nesta segunda onda da pandemia foram março e abril, quando ocorreram, respectivamente, 3.325 e 3.565 mortes. Durante a primeira onda, em 2020, apenas o mês de maio somou mais de três mil vítimas.
Ministério da Saúde autoriza mais leitos de suporte pulmonar para Ceará e mais 15 estados
O Ceará e mais 15 estados brasileiros receberam autorização, nesta quinta (10), do Ministério da Saúde, para a abertura de mais leitos destinados a pacientes com covid-19. Serão 364 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita da doença. . A medida reforça os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) em Hospitais Especializados, Unidades Mistas, Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais.
Segundo a pasta, a autorização ocorre sob demanda dos estados. Desde o início do ano, mais de 3,1 mil leitos desse tipo foram autorizados, totalizando um investimento de R$ 176,3 milhões do governo federal. De acordo com o ministério, os leitos de suporte ventilatório pulmonar são voltados para pacientes de covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio.
Além do Ceará,.as autorizações, em caráter excepcional e temporário, são destinadas para os estados do Amazonas, da Bahia, Maranhão, de Minas Gerais, Pernambuco, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, São Paulo, do Pará, Rio Grande do Norte, de Goiás, Mata Grosso, da Paraíba e do Paraná. O valor do repasse mensal é de mais de R$ 5,2 milhões, correspondente aos meses de maio e junho de 2021. As duas portarias que autorizam os leitos estão publicadas no Diário Oficial da União.
Com informações do Ministério da Saúde


Nenhum comentário:
Postar um comentário