Web Radio Cultura Crato

domingo, 27 de junho de 2021

Bolsonaro ataca CoronaVac, defende 'tratamento precoce' e insulta jornalistas


Durante live nas redes sociais nesta quinta-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez declarações direcionadas ao seu público mais radicalizado: voltou a atacar a CoronaVac, vacina contra covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac; a defender o "tratamento precoce", que não tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus; e a insultar jornalistas.

Bolsonaro afirmou, sem apresentar provas, que há idosos vacinados com CoronaVac morrendo em asilos de covid-19. "Botaram na cabeça da pessoa que se tomar vacina, sintomas vão ser brandos, e tem gente morrendo", disse. A CoronaVac tem autorização de uso emergencial concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), que também participava da live, disse que não tomará a Coronavac. "Vou ver se tem outra." Especialistas alertam, porém, que não se deve fazer escolha de vacinas.

O presidente ainda citou, durante a live, um estudo preliminar da Universidade de Oxford, ainda em desenvolvimento e sem revisão dos pares, sobre a utilização de ivermectina no tratamento da covid-19. "Vamos entrar em contato com a Universidade para ver se a gente pode acompanhar esse estudo", declarou, sem, contudo, citar o nome do medicamento. "Aquele remédio que mata verme. Não tem contraindicação", disse Bolsonaro, ciente de que as redes sociais poderiam derrubar sua transmissão por compartilhamento de desinformações.

A utilização de ivermectina e hidroxicloroquina no tratamento da covid-19 já foi testada por diversas vezes e não apresentou eficácia. Além disso, diferentemente do afirmado por Bolsonaro, os dois medicamentos podem apresentar efeitos colaterais.

"Você tem que se consultar com médico, não com jornalistas, esses picaretas", disparou o chefe do Planalto. "Esse pessoal da imprensa faz pergunta idiota, tem resposta à altura e fica cheio de mimimi. Eu perdi a paciência, realmente", acrescentou, em referência a um episódio nesta semana em que mandou a jornalista Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, "calar a boca".

Fonte: Notícias ao Minuto via Estadão Conteúdo

Guaramiranga será 1ª cidade do Ceará a vacinar 100% da população com 18 anos ou mais contra a Covid-19

 

Guaramiranga será a primeira cidade do Ceará a vacinar contra a Covid-19 100% da população adulta com 18 ou mais. A previsão da Secretaria da Saúde (Sesa) é que a imunização no município seja finalizada neste domingo (27).

Com população adulta (segundo IBGE) de 4.002 habitantes, Guaramiranga vai ser monitorado pela Secretaria da Saúde (Sesa) para avaliar a efetividade da vacina aplicada em massa e comprovar a capacidade do imunizante de interromper a transmissão da doença.

Segundo a Sesa, toda a população adulta vacinada vai participar de um inquérito que avaliará a resposta imune e falha vacinal, através de sorologia, anticorpos neutralizantes e seguimento dos casos de RT-PCR positivos.

O município foi escolhido por estar nos critérios definidos pela Secretaria, com população inferior a 5 mil habitantes e mais de 100% deste grupo cadastrado no Saúde Digital (isto ocorre porque os dados do IBGE são de 2010).

Os critérios definidos pela Secretaria da Saúde foram:

* População adulta inferior a 5.000 habitantes (IBGE)

* Percentual da população adulta cadastrada no Saúde Digital

* Percentual da população adulta já vacinada

Remessa da Janssen

A primeira remessa da vacina Janssen, que chegou a Fortaleza na quinta-feira (24), será usada nos municípios do interior do Ceará, ou seja, Fortaleza ainda não vai usar o imunobiológico, conforme Sayonara Cidade, vice-presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado. Guaramiranga também não recebeu doses da Janssen por já ter vacinas suficientes para imunizar toda a população de 18 a 59 anos.

Em entrevista ao G1, Sayonara afirma que Fortaleza será contemplada com as doses da próxima remessa, ainda sem data definida. A decisão foi tomada devido à quantidade do número de doses recebidas pelo Estado. O primeiro lote veio com 61.100 doses do imunizante que requer apenas uma aplicação.

"A vacina da Janssen vai ser dividida por todos os municípios do Ceará. A capital não vai receber nesse momento por conta do número de doses que vieram. Então vai ser distribuída para os demais municípios e, na próxima remessa, que ainda será informada [pelo Ministério da Saúde], o Estado vai receber as doses da capital", afirma.

1ª cidade do Ceará a utilizar o imunizante

A vacina da Janssen contra a Covid-19 começou a ser aplicada nesta sexta-feira (25) na cidade de Guaiúba, a 41 quilômetros de distância de Fortaleza. O município é o primeiro do Ceará a usar o imunizante, até então inédito no Estado.A cidade recebeu 195 doses do imunizante e todas serão usadas, segundo a prefeitura. Conforme a Secretaria de Saúde, atualmente o município tem como público-alvo pessoas na faixa etária de 40 a 45 anos. Ao todo, 345 pessoas estão agendadas para hoje, entre público geral, gestantes e puérperas.

As vacinas usadas em Guaiúba fazem parte do primeiro lote . Guaiúba também recebeu doses da Pfizer e CoronaVac.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário