Web Radio Cultura Crato

sábado, 12 de junho de 2021

Governo consultou embaixadas só em fevereiro para saber se países tinham aceitado cláusulas de contratos com Pfizer e Janssen

       


Documentos enviados pelo Ministério das Relações Exteriores à CPI da Covid mostram que somente em 24 de fevereiro deste ano o governo federal pediu informações às embaixadas do Brasil no exterior sobre as cláusulas "leoninas" dos contratos com as farmacêuticas Pfizer e Janssen, fabricantes de vacinas. 

O governo usou as cláusulas estabelecidas pelas empresas para justificar a demora em fechar contratos com a Pfizer e a Janssen. A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado investiga a razão de o governo ter fechado os contratos somente em 2021, já que as negociações se iniciaram em 2020. 

Segundo os documentos enviados pelo Itamaraty à CPI da Covid, aos quais a TV Globo teve acesso, o ministério fez o pedido às embaixadas a fim de avaliar se as cláusulas contratuais impostas pelas farmacêuticas para venda das vacinas eram bem aceitas por outros países.

Ceará é o único estado do Nordeste em queda no número de mortes e casos de Covid-19

 


Nesta semana, o Ceará é o único estado nordestino a apresentar queda na média móvel de casos e óbitos pela Covid-19. É o que indica as informações divulgadas nesta sexta-feira, 11, às 20 horas, pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. Os índices são calculados a partir dos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de Saúde. Também é indicado que o Ceará é um dos três estados em todo o País a apresentar a redução, junto com Rondônia e Acre. 

De acordo com o Consórcio, o Estado apresenta queda de 16% em relação à média de casos ou mortes dos últimos sete dias. O cenário foi mencionado durante balanço dos dados epidemiológicos feito pelo secretário da saúde do Estado, Dr. Cabeto, durante transmissão ao vivo. “Ceará destoa do Nordeste. Isso é bom”, disse em live com o governador Camilo Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário