O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recolheu 2.027 animais em vários trechos das estradas cearenses somente este ano. As apreensões são realizadas por equipes divididas em 14 caminhões de transporte e captura, que percorrem de 250 km a 450 km por dia, cada, de acordo com o plano de rota mensal. Os jumentos são maioria entre os animais recolhidos, mas também foram apreendidos caprinos, ovinos, equinos e bovinos.
"Alguns proprietários soltam seus animais para pastarem nas margens das vias e não tomam os cuidados necessários. Por isso, muitos acabam fugindo ou desaparecendo. O maior intuito do serviço de apreensão de animais é preservar a vida dos condutores e dos passageiros, assim como a vida e o bem-estar dos próprios animais", afirma a servidora do Detran-CE, Sabrina Milly Chaves.
Após a captura, eles são encaminhados aos currais das regionais do órgão. Caso não aconteça a retirada, por parte dos proprietários, no prazo de sete dias úteis, os animais são levados à fazenda do Detran, que fica no município de Santa Quitéria, com toda a estrutura necessária.
Os animais considerados abandonados que forem adequados para o consumo humano, como é o caso de bovinos e caprinos, são destinados a uma ação social proposta pelo órgão, a qual beneficia instituições filantrópicas devidamente cadastradas em Fortaleza e no interior do estado. O Detran ressalta que para denunciar animais soltos nas imediações de rodovias estaduais do Ceará, basta ligar para o número (85) 3101-4782 ou 190.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário