Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Ceará ultrapassa 2 milhões de doses aplicadas da vacina contra o coronavirus

O Ceará chegou a marca de 2.000.204 doses aplicadas das vacinas contra Covid-19 nesta quinta-feira (29). O governador do estado, Camilo Santanan (PT), comemorou o resultado nas redes sociais, parabenizou profissionais de saúde e reforçou a busca do governo por mais vacinas.

"Ultrapassamos 2 milhões de doses de vacinas contra Covid aplicadas no Ceará. Agradeço ao empenho dos nossos profissionais de saúde e de todos os municípios nessa luta para vacinar nossa população", publicou Camilo.

O governador destacou o 16º lote de vacinas que chega ao estado nesta quinta. "Daqui a pouco receberemos mais 192.050 doses, que serão enviadas para todo o estado para continuarmos o processo de imunização dos cearenses", lembrou Camilo.

Camilo ainda comentou sobre o esforço do governo na busca por vacinas, e voltou a lamentar a não aprovação do imunizante russo. "Nossa luta tem sido para acelerar cada vez mais esse processo, quer seja através dos repasses feitos pelo Governo Federal, ou na busca da aquisição direta de mais vacinas feita pelo Governo do Estado, como fizemos na compra da vacina Sputinik V, infelizmente ainda não liberada pela Anvisa", complementou Camilo.

Com informações do G1 Ceará.

Fiocruz identifica cão e gato com anticorpos contra o coronavírus


Pesquisadores de laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Texas A&M identificaram anticorpos neutralizantes contra o coronavírus SARS-CoV-2 (o mesmo que causa a covid-19) em um gato e um cachorro de rua do Rio de Janeiro. A presença das estruturas de defesa significa que eles foram expostos ao vírus e desenvolveram resposta imune.

O estudo foi publicado como artigo científico no mês passado, na revista Plos One, e divulgado nesta quinta-feora (29), pela Agência Fiocruz de Notícias.

Foram analisadas amostras de 96 animais levados a duas clínicas veterinárias da capital fluminense entre junho e agosto de 2020. No grupo analisado, havia 49 gatos e 47 cachorros, incluindo animais de estimação em casas com e sem registro de casos de covid-19 e animais de rua recém-acolhidos por organizações não governamentais.

A constatação de anticorpos contra o novo coronavírus em animais já foi registrada em outras partes do mundo e sugere que a transmissão de humanos para animais é possível. Os cientistas enfatizam que não há evidências científicas de que o oposto possa ocorrer e reforçam que não há qualquer justificativa para abandono ou maus tratos de animais.

Os casos de bichos com anticorpos contra o SARS-CoV-2 foram documentados principalmente em animais domésticos de famílias em que há casos da doença, mas também já há outros registros em que animais de rua e até de zoológicos foram infectados.

A pesquisa realizada no Rio de Janeiro foi liderada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), vinculados aos Laboratórios de Imunologia Viral, de Mosquitos Transmissores de Hematozoários, de Morfologia e Morfogênese Viral e de Vírus Respiratórios e do Sarampo e contou com a participação da Clínica Veterinária Animal Help.

Para identificar os anticorpos, as amostras foram analisadas por meio de uma metodologia de ensaio sorológico altamente específica, conhecida como PRNT90.

Os animais também foram testados com exames PCR para identificar infecções ativas, e nenhum resultado positivo foi encontrado. Para esses testes, foram coletadas amostras de swab orofaríngeo e anal.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário