Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 30 de abril de 2021

NOTA DE FALECIMENTO DE VALDERIR FONTENELE ARAÚJO - SARGENTO VALDERIR

 



Faleceu durante a manhã desta quinta-feira, 29, na UPA de Camocim, em decorrências de problemas de saúde, o Sargento da PM Valderir Fontenele Araújo, de 64 anos, que atualmente estava lotado aqui em Camocim no BSP - Batalhão de Segurança Patrimonial da Polícia Militar do Ceará. 

O Sargento Valderir estava internado com Covid-19 na UPA de Camocim desde o dia 06 de abril. No dia 27 de abril, o Juiz Tales Pimentel saboia, da 2ª Vara da Comarca de Camocim, determinou a transferência do paciente para um leito de Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, mas infelizmente ele veio a falecer antes que fosse transferido. 

Desde já transmitimos nossos sentimentos a todos os familiares e rogamos a Deus para que possa confortar a todos nesse momento difícil. 


Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. 

Idosos poderão tomar 2ª dose da vacina fora do prazo recomendado



Foto: Ascom Sesa

A Prefeitura de Fortaleza está tendo que lidar com a falta de doses do imunizante Coronavac, paralisando a aplicação da vacina até a chegada de novas doses. Enquanto os idosos que foram agendados para receber as doses deverão esperar um pronunciamento da Secretaria de Saúde, a gestão ainda analisa os casos das pessoas que receberam apenas uma dose.

O intervalo correto entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac é de 28 dias. Porém, com a ausência do imunizante, alguns idosos poderão tomar a segunda dose fora do prazo. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) acerca do novo esquema de vacinação que deve atender ao problema:

“O Ministério da Saúde orienta que sejam evitados atrasos. No entanto, caso ocorra, o esquema vacinal deverá ser completado com a administração da segunda dose o mais rápido possível”.

A pasta cita, como empecilhos que dificultaram a aplicação das doses, o fato de alguns municípios terem usado a quantidade de vacina repassada da segunda dose para a aplicação da primeira dose.

Cachorro chora e permanece ao lado de caixão durante velório de dona.

 

Dona Luzinete faleceu recentemente e deixou boas lembranças para os conhecidos e entes queridos. E dentre tantos que a amavam, tinha um em especial que expressou todo o seu amor durante o velório: o cachorrinho da família.

O peludinho havia entendido que ali seria a sua última despedida e por nenhum minuto se afastou do caixão.


 blog do gesso

Verdes Mares interrope jornais do Cariri após apresentadores testarem positivo para Covid-19

                       

 

 Os jornalistas Biana Alencar (foto) e Fabiano Rodrigues (foto) testaram positivo para covid-19 e estão em isolamento social da TV Verdes Mares Cariri, desde esta quarta-feira (28 de abril). Os dois apresentam sintomas leves da doença e estão se tratando em casa.

A emissora resolveu não apresentar mais do Estúdio o CE TV 1 Cariri até que o quadro de covid na equipe melhore. Com isso toda equipe teve que ser afastada dos Estúdios e colocada em isolamento, mas apresentando reportagens externas, como fez nesta quarta-feira (28 de abril), Paulo Ernesto, no CE TV 2 direto de Juazeiro do Norte.

Por esta razão desde quarta-feira(28), os moradores da Região acompanham as Notícias direto da Capital.



CPI da Covid convoca Queiroga, Pazuello, Teich e Mandetta

            

A CPI da Covid convocou nesta quinta-feira para prestar depoimento o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os ex-titulares da pasta Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, além do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres.

Os senadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito decidiram marcar para a próxima terça-feira os depoimentos de Mandetta e Teich, enquanto a quarta será reservada para Pazuello e a reunião de quinta será usada para ouvir Queiroga e Barra Torres.

Os parlamentares também aprovaram uma série de requerimentos de informações principalmente para o Ministério da Saúde na primeira reunião da CPI após sua instalação na semana passada, quando foram eleitos o senador Omar Aziz (PSD-AM) para presidir o colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para vice-presidente, ao mesmo tempo que Aziz escolheu Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da CPI.

Terra

Ceará ultrapassa 2 milhões de doses aplicadas da vacina contra o coronavirus

O Ceará chegou a marca de 2.000.204 doses aplicadas das vacinas contra Covid-19 nesta quinta-feira (29). O governador do estado, Camilo Santanan (PT), comemorou o resultado nas redes sociais, parabenizou profissionais de saúde e reforçou a busca do governo por mais vacinas.

"Ultrapassamos 2 milhões de doses de vacinas contra Covid aplicadas no Ceará. Agradeço ao empenho dos nossos profissionais de saúde e de todos os municípios nessa luta para vacinar nossa população", publicou Camilo.

O governador destacou o 16º lote de vacinas que chega ao estado nesta quinta. "Daqui a pouco receberemos mais 192.050 doses, que serão enviadas para todo o estado para continuarmos o processo de imunização dos cearenses", lembrou Camilo.

Camilo ainda comentou sobre o esforço do governo na busca por vacinas, e voltou a lamentar a não aprovação do imunizante russo. "Nossa luta tem sido para acelerar cada vez mais esse processo, quer seja através dos repasses feitos pelo Governo Federal, ou na busca da aquisição direta de mais vacinas feita pelo Governo do Estado, como fizemos na compra da vacina Sputinik V, infelizmente ainda não liberada pela Anvisa", complementou Camilo.

Com informações do G1 Ceará.

Fiocruz identifica cão e gato com anticorpos contra o coronavírus


Pesquisadores de laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Texas A&M identificaram anticorpos neutralizantes contra o coronavírus SARS-CoV-2 (o mesmo que causa a covid-19) em um gato e um cachorro de rua do Rio de Janeiro. A presença das estruturas de defesa significa que eles foram expostos ao vírus e desenvolveram resposta imune.

O estudo foi publicado como artigo científico no mês passado, na revista Plos One, e divulgado nesta quinta-feora (29), pela Agência Fiocruz de Notícias.

Foram analisadas amostras de 96 animais levados a duas clínicas veterinárias da capital fluminense entre junho e agosto de 2020. No grupo analisado, havia 49 gatos e 47 cachorros, incluindo animais de estimação em casas com e sem registro de casos de covid-19 e animais de rua recém-acolhidos por organizações não governamentais.

A constatação de anticorpos contra o novo coronavírus em animais já foi registrada em outras partes do mundo e sugere que a transmissão de humanos para animais é possível. Os cientistas enfatizam que não há evidências científicas de que o oposto possa ocorrer e reforçam que não há qualquer justificativa para abandono ou maus tratos de animais.

Os casos de bichos com anticorpos contra o SARS-CoV-2 foram documentados principalmente em animais domésticos de famílias em que há casos da doença, mas também já há outros registros em que animais de rua e até de zoológicos foram infectados.

A pesquisa realizada no Rio de Janeiro foi liderada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), vinculados aos Laboratórios de Imunologia Viral, de Mosquitos Transmissores de Hematozoários, de Morfologia e Morfogênese Viral e de Vírus Respiratórios e do Sarampo e contou com a participação da Clínica Veterinária Animal Help.

Para identificar os anticorpos, as amostras foram analisadas por meio de uma metodologia de ensaio sorológico altamente específica, conhecida como PRNT90.

Os animais também foram testados com exames PCR para identificar infecções ativas, e nenhum resultado positivo foi encontrado. Para esses testes, foram coletadas amostras de swab orofaríngeo e anal.

Com informações da Agência Brasil.

Brasil ultrapassa a marca de 400 mil mortes por coronavirus

                    

Com 3.001 mortes registradas somente nas últimas 24 horas, o Brasil chegou à triste marca de 401.186 vidas perdidas para a Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados foram atualizados às 18h55 horas desta quinta-feira (29), pelo Ministério da Saúde (MS).

A taxa de letalidade da doença está em 2,7%.

Em oito meses, o Brasil viu o número de mortos quadruplicar. As primeiras 100 mil vítimas foram registradas ainda em agosto de 2020. Em 7 de janeiro deste ano, o País já havia cruzado a linha dos 200 mil mortos.

Após pouco mais de dois meses, em 24 de março último, superamos a marca trágica dos 300 mil óbitos pelo novo coronavírus, levando apenas 35 dias para escalar para as mais de 400 mil vidas perdidas pela doença.

NÚMERO DE INFECTADOS

O número de pessoas que contraíram a Covid-19 chegou a 14.590.678, conforme dados do Ministério da Saúde. Destes, 69.389 casos foram confirmados nas últimas 24 horas.

/elberfeitosa.blogspot.com/

Lote com 1 milhão de doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil

                         

Pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, na noite desta quinta-feira (29), avião com lote de 1 milhão de doses da vacina Pfizer/BioNTech.

A distribuição para os estados deve ocorrer entre esta sexta-feira (30),e o sábado (1º).

É o primeiro carregamento da compra de 100 milhões do imunizante, feita pelo Ministério da Saúde (MS). Chegada está sendo acompanhada pelo ministro Marcelo Queiroga. O Governo Federal atualmente, inclusive, negocia adquirir mais um lote.

Aeronava que trouxe os imunizantes saiu da Bélgica e fez escala em Miami, nos EUA, antes de seguir viagem para São Paulo. Conforme o portal G1 SP, esquema com 120 profissionais, incluindo policiais federais, foi montado para auxiliar no desembarque.

Aplicação da vacina no Ceará

Segundo divulgado pelo governador Camilo Santana, o imunizante da Pfizer chega ao Ceará no começo de maio. Serão duas remessas de 8.775 doses, totalizando 17.550.

Ceará registra 667.528 casos confirmados de coronavirus; 17.418 pessoas morreram pela doença


                  

O Ceará acumula 667.528 casos e 17.418 óbitos por Covid-19 nesta quinta-feira, 29. Seis mortes em decorrência da doença foram registradas no Estado apenas nas últimas 24 horas. 

As informações foram divulgadas na plataforma Integra SUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), às 10h39min de hoje. São 3.079 casos e 138 óbitos a mais do que os números calculados no último boletim de ontem, 28.

Há ainda 459.424 pessoas já recuperadas da patologia causada pelo coronavírus e 92.100 casos sob investigação, aguardando resultado de exames já realizados. A taxa de letalidade, atualmente, é de 2,6%; no começo de maio de 2020, a taxa era de 7,7%. O número de exames realizados é de 1.886.278.

Covid-19: números do Ceará

667.528 casos confirmados

17.418 óbitos

2,6% de taxa de letalidade

1.886.278 exames

456.155 pessoas recuperadas

Seis óbitos nas últimas 24 horas

Com informações do O Povo.

Mais da metade dos municípios que possuem UTIs no Ceará estão com taxa de ocupação acima de 90%

 Dos 23 municípios que possuem leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atender pacientes com quadros mais graves de Covid-19 no Ceará, 13 ou 56,52% registram taxa de ocupação igual ou superior a 90%.


Dentre as 13 cidades, seis apresentam situação ainda mais crítica, com taxa de ocupação de 100%. É o caso de Caucaia, Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Icó e Brejo Santo. Os dados são da plataforma IntegraSUS, gerida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e atualizada às 16h04 desta quarta-feira (28).

Lote com mais de 192 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chega ao Ceará

 

 Em meio ao atraso da 2ª aplicação em idosos em Fortaleza por dificuldades no fornecimento de vacinas, o 16º lote de imunizantes contra a Covid-19 chegou ao Ceará. A remessa, com 192.050 doses, desembarcou na tarde desta quinta-feira (29), no Aeroporto de Fortaleza.   


Destas, são apenas 3,8 mil vacinas da CoronaVac, do Instituo Butantan. No entanto, o déficit atual deste imunizante é de 40 mil. O restante que desembarcou (188.250) é da AstraZeneca/Oxford. Fonte: Diário do Nordeste

Polícia conclui que tiro acidental matou assessor de Leonardo

A investigação da morte de Nilton Rodrigues da Silva, de 60 anos, primo e assessor do cantor sertanejo Leonardo, foi concluída pela Polícia Civil. Nesta quarta-feira (28), o delegado responsável pelo caso, Gilvan Borges, disse que Nilton foi atingido por um tiro acidental disparado por ele mesmo.

– Concluímos que foi morte por disparo acidental de arma de fogo em que ele atirou em si próprio. Nesse caso, ninguém que estava no local é indiciado. O laudo da balística ainda não ficou pronto, mas finalizei a investigação com o laudo do local do crime, que apontou a causa da morte como acidental – disse Gilvan Borges ao portal G1.

Por conta da conclusão da polícia, ninguém foi indiciado pela morte de Passim, como era conhecido o assessor.

O delegado sugeriu ao Ministério Público o arquivamento do caso. Apesar disso, a página do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) indica que o inquérito está sob análise do Ministério Público. A 2ª Promotoria do MP, de Jussara, revelou que ainda analisa os autos da investigação, dentro do prazo legal, e só se manifestará quando houver um posicionamento definido.

Passim morreu no dia 4 de março, na fazenda Talismã, em Jussara (GO). A propriedade onde a tragédia aconteceu pertence ao cantor Leonardo.

O assessor deixou esposa e dois filhos.

Zezé Di Camargo se une a outros artistas e detona Felipe Neto: “Qual a experiência de vida desse pivete!?”

                      

Depois de Gustavo Lima e Zé Felipe, foi a vez do cantor Zezé Di Camargo detonar o youtuber Felipe Neto, que criticou os artistas sertanejos por não se manifestarem contra o presidente da República, Jair Bolsonaro.

“O pior de tudo é ver um animador de festa infantil, menino criado com vó, querer satisfação de uma classe de artistas que mais faz pelo povo brasileiro. Antes de cobrar alguma coisa, ele devia levantar a carreira de cada um de nós e ver o quanto ajudamos as pessoas. Qual a experiência de vida desse pivete, comparada com a vida da maioria de nós do sertanejo? Se o sertanejo não fala nada sobre política como ele quer, é porque não pensamos como ele, uai! Qual problema?” — escreveu Zezé Di Camargo.

Em sua declaração contra os artistas que não são ‘lacradores’, o youtuber esquerdista afirmou que as celebridades que não se manifestam contra Bolsonaro são conviventes com “assassinato” (sic).

Tribo hindu recusa vacina contra Covid: "Nossa deusa disse que não é necessário". Veja

Membros da comunidade Mariaai, tribo hindu nômade também conhecida como Potraj , não querem se vacinar contra a Covid-19. O motivo é religioso. Eles dizem que a deusa Kadak Lakshmi não acredita na necessidade de tomar o imunizante. A história foi contada pela Indian Express.

Os membros da tribo Potraj ganham a vida realizando apresentações nas quais as mulheres tocam bateria e os homens dançam batendo em si mesmos com grossos chicotes de couro trançado. Como são nômades, eles vivem em galpões temporários em Purandar taluka, distrito de Pune.

“Há cerca de uma semana, algumas pessoas da nossa comunidade foram possuídas pela nossa deusa ... Ela nos disse que não há necessidade de temer e não há necessidade de tomar nenhuma vacina. Portanto, não vamos a nenhum centro de vacinação Covid-19", disse Prahlad Nimabalkar, um jovem da comunidade.

“Estamos morando em Bopgaon há dois meses. Existem cerca de nove famílias aqui. Estávamos morando antes em Indapur. Ninguém de nossa comunidade foi infectado. Os médicos não nos visitaram", complementou.

A crença também é compartilhada por membros da comunidade que vivem em casas permanentes cedidas pelo governo em Hadapsar.

“Na semana passada, a deusa nos disse para não nos preocuparmos. Ela pediu que seguíssemos medidas como usar desinfetantes, mas não há necessidade de tomar vacinas e ir ao hospital para tratamento. Se não nos sentimos bem, aplicamos angara (cinza) do templo e ela nos protege", afirmou Maruti Kutekar.

“Os membros da nossa comunidade vivem em vários lugares como Indapur, Baramati, vilas Supa em Pune e também em Nashik e outros lugares em Maharashtra. Ninguém toma a vacina Covid. E não ouvimos falar de ninguém sofrendo de Covid ”, disse ele.

O ativista Kishor Shinde, que pertence à comunidade Vaidu, que também é uma tribo nômade, disse que os Potraj "são pessoas boas e trabalhadoras, mas a superstição durante os tempos de Covid pode ser perigosa". "O governo deve tomar medidas para vaciná-los", acredita.

Fonte: IG