Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Cresce o número de focos de incêndio no Ceará

 


Foto Kid Junior/SVM
 

O Ceará é o quarto estado do nordeste que mais registrou focos de queimadas até essa última segunda-feira (9), segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com o INPE, o estado registrou 751 focos de queimadas entre janeiro e início de setembro.

Em primeiro lugar aparece o Maranhão, com 9.153 focos; seguido pela Bahia (4.141 focos) e Piauí (3.896).

Ao se comparar a quantidade de focos com mesmo período do ano passado, há um aumento de 13%. Em 2023 foram registrados 662, enquanto esse ano temos 751 focos. O valor computado pelo INPE mostra que já é o maior foco registrado desde 2017, superando o ano de 2021, quando foram computados 712 focos de incêndio.

Nesta segunda-feira, o Ceará apresenta 12 focos de incêndio. Seis registrados em Tianguá, na Região da Ibiapaba e dois em Chaval, na Região Norte. Cariré, Caucaia, Itapipoca e Sobral com um foco de incêndio cada.

Com informações do G1 Ceará.

Ceará é o primeiro no ranking brasileiro de transplantes de córnea; Foram 633 transplantes realizados em seis meses

 

Foto Ceará Agora
O Ceará é o primeiro Estado do País em transplantes de córnea. O dado, relativo ao período de janeiro a junho de 2024, foi divulgado na última sexta-feira (6), no relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo oficial da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). 

Ao todo, o Ceará realizou 633 transplantes desse tipo no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a 144 a cada milhão de habitantes no estado.

Além de ser destaque nos transplantes de córnea, o Estado também se sobressai nos transplantes de fígado, sendo o segundo no Brasil em número por milhão de população; e de coração, em que ocupa o terceiro lugar. 

Em ambos os tipos de transplante, o estado é o líder do Nordeste. “O Ceará é referência nacional em doação de órgãos e tecidos e também em transplantes e esse é um dado muito positivo, que merece ser destacado. Isso se deve às parcerias que a Sesa soube construir com outras instituições em todos esses anos”, diz

Com informações do Ceará Agora.

Programa de monitoramento gratuito para motos roubadas e furtadas é aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará.

 

O projeto de lei para criar o programa "Moto Segura Ceará" foi aprovado nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Ceará. A medida, de autoria do Governo do Estado, visa localizar os veículos roubados ou furtados e prender quem tenha praticado o crime.Foto Fabiane de Paula

"Com o Programa, o Governo do Estado disponibilizará ao cidadão mototaxista ou entregador serviço de monitoramento, para localização de sua motocicleta, no caso de eventual furto ou roubo, ocorrendo esse monitoramento exclusivamente depois de acionadas as autoridades policiais, através das vias ou canais adequados, com a comunicação da ocorrência do crime", diz projeto.

O PL recebeu emendas de autoria dos deputados Sargento Reginauro (União) e Fernando Santana (PT). A matéria havia sido enviada a Alece na última terça-feira (3). No último agosto, o governador Elmano de Freitas já havia explicado que o projeto iria iniciar de forma gradual.

"Vamos começar com dois grupos: entregadores que trabalham com moto e mototaxistas. Vamos disponibilizar gratuitamente o equipamento que permite, assim que a moto for furtada ou roubada, acionar a Polícia, que vai rastrear, localizar e prender a pessoa que tenha praticado o furto ou roubo", garantiu Elmano na época.

Conforme a proposta, o monitoramento será feito pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para localização da motocicleta em caso de furto ou roubo do veículo. Apesar de ser contínuo, o rastreio só deverá ser verificado pelas forças policiais após a comunicação da ocorrência do crime às autoridades de segurança.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário