Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Bancários do Banco do Brasil entram em greve no Ceará

 


Foto Sindicato dos Bancários do Ceará/Divulgação
A categoria dos bancários do Banco do Brasil entrou em greve nesta segunda-feira (16), no Ceará. A decisão pela paralisação foi tomada em assembleia realizada na quinta-feira (12), após os bancários rejeitarem proposta de acordo coletivo de trabalho apresentada pelo Banco do Brasil e proposta de reajuste salarial da Federação dos Nacional dos Bancos (Fenaban).

Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, a greve dos servidores do banco é por tempo indeterminado.

Desta forma, não haverá atendimento presencial nas agências bancárias do estado: são 26 em Fortaleza e outras 70 nas cidades do interior. Os serviços de autoatendimento continuam funcionando normalmente.

As reivindicações da categoria incluem:

aumento do piso salarial, conforme estabelecido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE);

reposição de perdas salariais e da inflação;

aumento na participação dos lucros e resultados;

aumento dos vale-alimentação e do vale-refeição.

Dentre os 1.046 bancários que votaram na assembleia, 57% decidiram pela deflagração da greve. O encontro foi realizado de forma híbrida, com bancários reunidos na sede do Sindicato e por meio de plataforma virtual.

A proposta de acordo coletivo havia sido rejeitada pelos bancários em assembleias realizadas nos dias 9 e 10 de setembro.

Com informações do G1 Ceará.

Pedreiro cearense e outros três brasileiros morrem em acidente de trânsito na França

Foto Facebook/Reprodução e arquivo pessoal
O pedreiro Denílson de Sousa Amaro, de 32 anos, está entre os quatro brasileiros que morreram na madrugada desta segunda-feira (16,) no leste da França. Ele é natural de Mauriti, na Região do Cariri, e residia no Piauí. Ele estava há quase um ano na Europa a trabalho.

O g1 conversou com a família de Denílson, que confirmou o caso. A madrasta, Fernanda Pereira, disse que a família tenta trazer o corpo para ser sepultado no Cariri, e o valor do translado é de R$ 100 mil, e eles não têm esse dinheiro.

A família afirma que tenta contato com a embaixada do Brasil na França e com a empresa que a vítima trabalhava.

Acidente a 180 km/h

De acordo com informações repassadas pelas autoridades francesas, o acidente aconteceu à 1h30 (20h30 no horário de Brasília) em uma estrada departamental perto da cidade de Saône, onde as vítimas viviam. O veículo teria batido em uma árvore, após o motorista perder o controle da direção.

O motor do Volkswagen Passat foi ejetado e o medidor de velocidade cravou em 180 km/h, em uma estrada com limite de 50 km/h. O prefeito de Saône, Benoit Vuillemin, informou que abriu uma investigação sobre o caso. Pelas redes sociais, ele disse que a estrada já está reaberta.

As vítimas eram todos homens e tinham idades entre 32 e 54 anos. Três trabalhavam no setor da construção. Denílson deixa esposa e dois filhos.

Conforme a AFP, as vítimas tinham idades entre 32 e 54 anos. O promotor Étienne Manteaux contou que o motorista "perdeu o controle" e o veículo, um Volkswagen Passat que circulava "muito rápido", bateu em uma árvore, teve o motor ejetado e está com o velocímetro "parado em 180 km/h". O limite de velocidade na estrada era de 50 km/h.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário