Foro G1 Ceará |
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou a bandeira tarifária verde para o mês de dezembro. O órgão citou com justificativa as condições favoráveis para a geração de energia hidrelétrica no País, com repercussão positiva no custo de geração.
Com o retorno da bandeira verde em dezembro, não haverá custo adicional na tarifa de energia no último mês do ano, contribuindo para reduzir o IPCA do mês.
A partir da seca histórica neste ano, a Aneel havia acionado a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro – pela primeira vez em mais de três anos. Foto G1 Ceará
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, vai fechar o ano de 2024 com a marca de 61 acionamentos nas classificações amarela, vermelha 1, vermelha 2 ou, as de maior impacto, que sinalizam “escassez hídrica”. O sistema visa atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. Na série histórica, o maior período em que a bandeira tarifária ficou verde foi de abril de 2022 até julho deste ano. Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros.
No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”. O sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia. O acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas, tende a pressionar o custo.
Com informações do Ceará Agora.
Engenheiro morre em acidente entre motos e carro no interior do Ceará
Foto Arquivo pessoal |
Um engenheiro civil de 30 anos morreu em um acidente de trânsito na noite desta última sexta-feira (29) no Crato, no Cariri cearense. Arão Henrique Alves Pereira trafegava em uma motocicleta quando teria colidido com outra motocicleta e um carro. O engenheiro morreu no local.
O acidente aconteceu na CE-386, no Sítio Juá, distrito Ponta da Serra. Os dois homens, ocupantes da outra moto foram socorridos ao hospital São Raimundo, no Crato, com suspeita de fraturas. Equipes da Polícia Rodoviária Estadual e do Samu estiveram no local.
Arão era natural da cidade de Farias Brito, no interior do Ceará. A Prefeitura Municipal de Farias Brito publicou uma nota de pesar pelo falecimento do engenheiro, que era servidor da Secretaria de Infraestrutura do município.
"Nesse momento de dor, o governo municipal expressa as mais sinceras condolências por esta inestimável perda e roga a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos".
A Secretaria da Segurança Pública informou que a Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte ocasionada pelo acidente. Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram ao local e colheram indícios que subsidiarão as investigações. O caso está a cargo da Delegacia Regional do Crato, unidade da PCCE da região.
Com informações do G1 Ceará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário