Web Radio Cultura Crato

domingo, 3 de novembro de 2024

MAYRA PINHEIRO: Suspensão de serviços de ortopedia no IJF agrava crise e coloca centenas de cirurgias em risco (vídeo

Serviços de Ortopedia são suspensos no IJF por falta de pagamento, afetando centenas de cirurgias eletivas e expondo escassez de medicamentos e equipamentos.

A Cooperativa de Ortopedia e Traumatologia do Ceará suspendeu, a partir desta sexta-feira (1º), os serviços prestados no Instituto Doutor José Frota (IJF) devido a atrasos nos pagamentos. A medida impacta diretamente o atendimento hospitalar, resultando no cancelamento de centenas de cirurgias eletivas. Além da falta de pagamento aos profissionais, a deputada federal e ex-presidente do Sindicato dos Médicos, Mayra Pinheirio, denunciou em vídeo que o hospital enfrenta problemas de infraestrutura e não fornece insumos básicos, como medicamentos analgésicos, essenciais para o atendimento emergencial e de rotina. Atualmente, o IJF conta com apenas um tomógrafo em funcionamento, limitando ainda mais os serviços de diagnóstico e agravando a situação de quem depende do hospital para tratamentos de urgência e emergência.

✴️ CÁ PRA NÓS: É inaceitável que o principal hospital de emergências do Ceará, o IJF, enfrente uma situação tão grave, com serviços de Ortopedia suspensos por falta de pagamento e escassez de medicamentos básicos. Essa crise não afeta apenas a estrutura hospitalar, mas coloca em risco a saúde de centenas de pacientes que precisam de cirurgias e atendimento especializado. A falta de equipamentos em pleno funcionamento, como tomógrafos, evidencia o descaso com a gestão da saúde pública, deixando profissionais sem apoio e a população vulnerável sem o atendimento essencial.

(César Wagner)

Enem 2024 inicia neste domingo, 3, com 250 mil inscritos no Ceará

Foto FábioLima.
Ao todo, a prova deve mobilizar 4,3 milhões de brasileiros. Neste primeiro dia, serão testados os conhecimentos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões, Ciências Humanas e suas Tecnologias, também com 45 questões, além da redação 


O exame terá 5 horas e 30 minutos, sendo iniciado às 13h30 e encerrando às 19 horas, no horário de Brasília. Os portões são abertos uma hora antes do início da prova, às 12 horas.

Para os participantes com tempo adicional, o exame dura até 20 horas. Já aqueles que farão a videoprova em Libras terão até 21 horas para concluir.

Dos inscritos no Ceará, 44% são concluintes da última série do ensino médio, sendo 103.123 inscrições gratuitas e 8.997 são pagantes. Conforme a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), 99% dos alunos do 3º ano da rede pública foram inscritos na prova.

O restante das inscrições é dividido entre pessoas que já concluíram o ensino médio, que não estão cursando e não concluíram, e aquelas que estão no ensino médio, mas não concluirão a etapa ainda neste ano.

Com informações do O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário