Foto Divulgação/Governo do Ceará |
O Governo do Ceará entregou nesta última terça-feira (19), o terceiro e último lote do Vale-Gás Social para os 184 municípios do Estado. Nesta remessa, foram repassados às prefeituras cearenses exatos 208.309 tíquetes. O investimento nesta etapa foi de R$ 20,3 milhões.
Praticamente todos os vales são destinados às famílias que têm direito ao benefício, enquanto 351 vão para cozinhas que estão em bairros de alta vulnerabilidade social e para entidades credenciadas no programa Mais Nutrição.
O Vale-Gás Social é distribuído em três entregas por ano e destinado a mais de 200 mil famílias cearenses. Em 2024, foram entregues mais de 621 mil tíquetes, com valor universal de investimento de pouco mais de R$ 60 milhões. Criado há quatro anos, o programa permite que as famílias recarreguem gratuitamente o botijão de gás.
Tem direito ao benefício do Vale Gás Social as famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará, famílias inscritas no CadÚnico e que recebem Bolsa Família, cozinhas sociais em áreas de vulnerabilidade e entidades cadastradas no programa Mais Nutrição.
Com informações do Diário do Nordeste.
Ceará realiza a primeira cirurgia robótica do SUS no Norte e Nordeste
Foto Divulgação/ICC |
A primeira cirurgia com auxílio robótico para paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte e Nordeste foi realizada em outubro último pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC). O procedimento foi realizado no Hospital Haroldo Juaçaba, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.
A plataforma de sistema cirúrgico robótico utilizada se chama Da Vinci e é reconhecida internacionalmente. Segundo o ICC, ela tem “alto desempenho na resseção de tumores” e servirá para uma “ampla gama de procedimentos”.
Cirurgias urológicas, ginecológicas, torácicas, de cabeça e pescoço, e abdominais serão facilitadas pelo equipamento. O primeiro procedimento conduzido pelo ICC foi uma cirurgia de associada a .
O paciente em questão, Antônio Braga, de 70 anos, tem câncer de próstata e recebeu alta no dia seguinte à cirurgia. “Foi tudo muito rápido, já estou indo para casa feliz da vida!”, comemora o fortalezense.
“Quando soube que ia fazer a primeira cirurgia robótica me senti seguro e feliz, porque uma equipe completa cuidou de mim. Que Deus abençoe a todos”.
Urologista do Hospital Haroldo Juaçaba e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do ICC, Emanuel Veras foi o responsável por liderar a equipe cirúrgica, junto dos urologistas Gabriel Oliveira e Diego Capibaribe.
Com informações do O Povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário