Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Ceará pode ter pelo menos três portos secos no caminho da Transnordestina, um deles, em Iguatu

 


Foto Kid Junior
Ao longo dos 608 quilômetros (km) da Ferrovia Transnordestina que passam pelo território cearense, serão construídos pelo menos três estruturas conhecidas como portos secos. É o que garante o governador Elmano de Freitas em entrevista exclusiva para o Diário do Nordeste.

Tem previsão de porto seco no Cariri, para o lado de Missão Velha; tem o de Quixeramobim; e Senador Pompeu tem proposição de um porto seco. Inclusive, já para acontecer, para fornecimento de matéria-prima para o polo calçadista cearense.

Porto seco nada mais é do que a mesma estrutura existente em portos marítimos (a exemplo do Pecém) e fluviais (como o de Manaus), incluindo operação alfandegária e incentivos fiscais.

Em vez de estar ligado a um modal aquático, como embarcações, está instalado dentro do continente, completamente cercado por terra. Em geral, está associado com modais rodoviários e/ou ferroviários.

Essa é a situação dos três portos secos revelados por Elmano de Freitas. Os três serão instalados em municípios do interior cearense, longe de porções de água. Em comum, as três estruturas estão no caminho da ferrovia Transnordestina, em construção há 18 anos e que atualmente avança em obras no Sertão Central do Estado.

Dos três, o projeto mais avançado é o de Quixeramobim. A linha férrea até o município, onde se localiza o Centro Geográfico do Ceará, ainda está em construção, mas um porto seco com investimento de R$ 650 milhões será construído pela multinacional brasileira Value Global Group.

Na sequência, a situação mais consolidada é em Missão Velha, no Sul do Estado e primeiro município pelo qual a Transnordestina passa no território cearense. Em abril deste ano, o próprio Governo do Ceará desapropriou um terreno para a instalação de um Terminal Multimodal de Cargas. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).

Em entrevista exclusiva para o Diário do Nordeste em agosto deste ano, Tufi Daher Filho, presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), companhia responsável pela construção da linha férrea, afirmou que havia tratativas em conjunto com representantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) para a instalação de um terminal em Missão Velha, mas sem definição sobre qual será o tipo da estrutura a ser instalada no município.

A ideia inicial era que esses pontos fossem itinerantes, isto é, não fossem estruturas necessariamente fixas a um determinado local, como os portos secos. Na ocasião, Tufi Daher informou serem terminais intermodais "para descarga de produtos, principalmente grãos. Pode ser um terminal itinerante. Se tivermos condição de montar pequenos em Iguatu e Quixadá, um maior em Quixeramobim, assim vamos fazer".

Outra cidade que vai ganhar um porto seco, conforme Elmano de Freitas, será Senador Pompeu, a pouco mais de 50 km de distância de Quixeramobim, que vai ganhar uma estrutura do tipo da Value Global Group.

O município é reconhecido no setor industrial cearense, assim como demais cidades do Sertão Central, por ser um importante polo calçadista. Vale lembrar que o Ceará foi o maior produtor de calçados do Brasil em 2023, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), produzindo aproximadamente 225 milhões de pares.

É importante ressaltar que o governador Elmano de Freitas não deu prazo para o início das operações dos três portos secos. Segundo contrato assinado entre a Value Global Group e a TLSA, a estrutura de Quixeramobim entrará em operação no primeiro semestre de 2026. A ferrovia deve ser concluída no Ceará até junho de 2027.

Com informações do Diário do Nordeste.

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas para 24 cidades no interior do Ceará

Foto Kid Jr.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (25), alerta de perigo potencial de chuvas intensas para 24 municípios do Ceará. 

O aviso de cor amarela — o mais brando na escala de três, usada pelo órgão — tem validade até terça-feira (26), e se concentra nas regiões Sul e Centro-Sul do Estado. 

A previsão da instituição indica que essas localidades podem registrar precipitação variando entre 20 mm/h e 30 mm/h, ou até mesmo 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h. Há baixo risco de interrupção do serviço de abastecimento de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.

Devido aos riscos associados ao fenômeno meteorologia, o Inmet recomenda os seguintes cuidados:
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, por haver leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Lista de município sob alerta no Ceará

Abaiara
Aiuaba
Altaneira
Antonina do Norte
Araripe
Assaré
Barbalha
Brejo Santo
Campos Sales
Crato
Farias Brito
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Mauriti
Milagres
Missão Velha
Nova Olinda
Parambu
Penaforte
Porteiras
Potengi
Salitre
Santana do Cariri

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário