Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Mais de 7 mil reclamações já foram registradas em todo o país durante Black Friday

 

 

O Ministério da Justiça preparou um guia com orientações essenciais para evitar problemas durante as compras.
Rute Oliveira   site miséria
. (Foto: un-perfekt/Pixabay.com)

Para aumentar as vendas na Black Friday é importante investir no planejamento

Durante a Black Friday, mais de sete mil reclamações de clientes já foram registradas nas plataformas de proteção ao consumidor. Para ajudar os consumidores, o Ministério da Justiça preparou um guia com orientações essenciais para evitar problemas durante as compras.

Entre as dicas mais importantes estão as clássicas recomendações: fazer uma pesquisa antecipada de preços, desconfiar de ofertas excessivamente baratas e atraentes, e, no caso de compras online, verificar a reputação do vendedor. Também é fundamental conferir a descrição completa do produto antes de realizar a compra e dar uma olhada nos sites de reclamações para evitar surpresas desagradáveis.

Caso haja arrependimento, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias, sem precisar justificar o motivo. Se ainda assim ocorrer algum problema, é possível contar com a mediação de conflitos oferecida pelas plataformas de defesa do consumidor, que auxiliam na resolução de disputas entre consumidores e empresas cadastradas.

O guia completo e as informações sobre as plataformas de mediação podem ser acessados na página da Secretaria Nacional do Consumidor na internet, facilitando o acesso a orientações e recursos para garantir uma Black Friday mais segura e sem transtornos.

Meteorologistas divergem da Funceme e projetam chuvas dentro ou acima da média no Ceará

Os prognósticos foram apresentados por três meteorologistas durante evento para cerca de 1.000 produtores rurais.

Rogério Brito   site miséria   26/11/2024 às 07:25

A expectativa é de que o Ceará registre chuvas dentro da média ou acima da média em 2025. Os prognósticos foram apresentados por três meteorologistas, no último sábado (23), em Tauá, durante evento promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec) para cerca de 1.000 produtores rurais.

A projeção diverge da expectativa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que antecipou sua previsão para novembro, indicando 45% de chance de chuvas abaixo da média de dezembro a janeiro. Os meteorologistas que participaram do evento, por outro lado, indicam condições favoráveis para chuvas no Ceará em 2025.

“A expectativa é que tenhamos um ano de La Niña, portanto a gente espera que seja um ano de normalidade. Recomendamos aos produtores rurais que realizem seus plantios dentro da normalidade das condições de chuvas da sua região”, disse Antoniane Arantes, especialistas em análise de dados climáticos, ao projetar um volume de chuvas dentro da normalidade.

Luiz Carlos Molion, por sua vez, disse que as condições de chuvas para o sertão cearense serão boas tanto no final deste ano como em 2025, o que deverá contribuir para recuperar parte do que foi perdido em 2024. Para ele, as chuvas dependerão da interação das frentes frias dos hemisférios Norte e Sul. “Não acredito que haja condições para termos uma La Niña”, disse

Já Ronaldo Coutinho destacou a expectativa de chuvas acima da média entre janeiro e março e dentro da média, a partir de abril. Ele alertou ainda para os microclimas na região centro-sul do Ceará, que podem apresentar variações significativas de índices pluviométricos, de modo que o produtor não deva se precipitar no plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário