Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Lula lidera corrida eleitoral de 2026 contra bolsonaristas - Mostra pesquisa CNT/MDA

 A pesquisa mostra, ainda, que o governo Lula vem sofrendo uma queda de popularidade, especialmente quando comparado com o governo Bolsonaro


Presidente Lula (PT)

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (12), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no momento contra qualquer candidato da direita. Os entrevistadores questionaram as pessoas em quem elas votariam se a eleição fosse hoje. No cenário espontâneo (ou seja, sem nenhum nome ser apresentado), Lula lidera com 27,4% das intenções de voto. Jair Bolsonaro tem 20,4%, apesar de estar inelegível. Tarcísio de Freitas foi citado por 1,8% dos entrevistados, enquanto Pablo Marçal foi citado por 1,4% e Simone Tebet, por 1,1%.
A pesquisa testou, ainda, três cenários fixos. No primeiro, Lula disputa contra Bolsonaro, Marçal, Tebet e Ciro Gomes. O petista tem 35,2%, contra 32,2% do ex-presidente, 8,4% do influenciador digital, 8% da ministra do Planejamento e 6,2% de Ciro.
No segundo cenário, Bolsonaro, inelegível, é retirado da disputa. Michelle Bolsonaro assume seu lugar. Lula continua liderando, com 34,1%. A ex-primeira-dama é a segunda colocada, com 20,5%. Marçal tem 14,1%, herdando parte do espólio de Bolsonaro. Ciro sobe para 9,3%. Tebet chega a 9,2%. No terceiro e último cenário, o candidato do núcleo bolsonarista é Tarcísio de Freitas. Lula continua na liderança, com 35,2%. Marçal fica em segundo, com 16,9%, abocanhando ainda mais eleitores do espólio de Bolsonaro. O governador de São Paulo tem 15%. Tebet e Ciro têm 9,5% e 9,4%, respectivamente. O resultado mostra a dificuldade de Tarcísio garantir o voto bolsonarista e a inserção de Marçal nesse eleitorado, especialmente quando Jair Bolsonaro não é candidato. Da mesma forma, indica uma cristalização da candidatura de Lula, o que pode pesar para que o presidente busque a reeleição, apesar de sua idade e de ter prometido que não o faria durante a eleição de 2022.
A pesquisa mostra, ainda, que o governo Lula vem sofrendo uma queda de popularidade, especialmente quando comparado com o governo Bolsonaro. Em maio, data da última pesquisa, 43,3% acreditavam que a gestão do petista era melhor. Hoje, são 41,1%. A queda está dentro da margem de erro, mas indica um cenário de piora. Ao mesmo tempo, os que acham o governo Lula pior subiram de 32,4% para 36,2% - o que também está na margem de erro, mas com uma diferença maior. Os eleitores que se dizem de direita cresceram acima da margem de erro. Eram 30,8% em maio e subiram para 39,2%, um sinal de alerta para o presidente Lula e para setores do centro. Já o porcentual de pessoas que se consideram de esquerda teve um aumento mais tímido: de 17,%, em maio, para 19,5%, em novembro.
A pesquisa foi realizada de 7 a 10 de novembro deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95% - o que significa que há 95% de chance de o estudo estar correto, se considerada a margem de erro. A coleta dos dados foi feita de forma presencial.

Acidente de trânsito deixa homem morto, em Iguatu

 

Um grave acidente de trânsito deixou um homem morto  na tarde desta terça-feira (12),  em frete ao Liceu de Iguatu, no interior do Ceará.  

A vitoma foi identificada  como, Evandro Lucas da Silova de 48 anos, mais conhecido como, “Dedeźäo”, ele trabalhava como pintor.  

O mesmo colidiu sua moto Honda fan 160, de cor preta, com um automóvel Corsa Sedan, de cor prata, 

De acordo com relato de testemunhas, o impacto foi tão grave que ele não resistiu aos ferimentos, falecendo no local. 

O nome do motorista do carro não foi divulgado pela polícia. O Rabecão esteve no local e fez a remoção do corpo.

Governador do Ceará enviará à Assembleia Legislativa projeto para incluir bíblias em todas as escolas públicas

Foto Thiago Gadelha
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), prometeu enviar, ainda neste ano, uma mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), com proposta de disponibilização de bíblias em todas as escolas públicas da rede estadual. 

O gestor acrescentou que livros sagrados de outras religiões serão contemplados e admitiu que, embora o tema tenha surgido em agosto deste ano, ele decidiu esperar o fim da campanha eleitoral para retomar a ideia. 

Elmano confirmou ao Diário do Nordeste o envio do projeto, em entrevista, durante na segunda-feira (11). O conteúdo completo dos assuntos tratados com o chefe do Executivo estadual será publicado na quinta-feira (14).

“O que eu defendia e continuo a defender é que é razoável que a biblioteca da escola tenha a Bíblia, como pode ter o Alcorão ou livros de outra religião. Para os jovens que estão na escola de ensino médio, é razoável que ele queira ler José de Alencar e tenha na biblioteca, assim como é razoável que o jovem possa abrir a Bíblia”, explica.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário