Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Deputados do PL são cassados pelo TRE por fraude à cota de gênero, no Estado


F                                 oto: (Reprodução / Alece)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), condenou nesta quinta-feira (30), por 4 votos a 3, o Partido Liberal (PL), por fraude à cota de gênero durante o período eleitoral de 2022. Após o resultado da votação, os deputados do partido devem perder seus mandatos, sendo estes Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Dra. Silvana e Marta Gonçalves, que haviam sido eleitos pelo PL para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Apesar da decisão, a cassação só deverá ocorrer após o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ser realizado em Brasília.



O partido pode, inclusive, recorrer acerca da decisão no TRE, antes da pauta ser encaminhada para o TSE. Com a decisão do TRE, os suplentes do partido não poderão ocupar as vagas, que deverão ser liberadas após a saída dos deputados. Todos os votos dados ao PL devem ser anulados após a condenação.

A decisão é resultado do lançamento de 14 candidatas mulheres à Assembleia pelo PL, em 2022. Com a ação, uma denúncia foi realizada contra o partido, onde apontava que pelo menos 7 das candidaturas seriam falsas, configurando fraude. Uma mulher, chamada Andréia Moura, chegou a afirmar não ter sido consultada sobre sua candidatura.

Caso a condenação do PL por fraude à cota de gênero for confirmada no TSE e o partido tiver os votos anulados, haverá uma recontagem dos votos obtidos e as vagas liberadas serão redistribuídas de acordo com o estabelecido pelas regras eleitorais.

Após o ocorrido, Andréia Moura emitiu uma nota relatando sobre o caso, onde aponta a possível fraude do partido, “Declaro, para os devidos fins, que não participei da convenção partidária do Partido Liberal, bem como não autorizei a agremiação, ao qual sou filiada e não exerço cargo diretivo, a solicitar o registro da minha candidatura ao cargo de deputado estadual perante esta justiça eleitoral para as eleições 2022”, afirmou em um documento.

Ceará tem mais de 7 mil acidentes de trânsito em 2023



O Ceará teve 7.217 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito entre janeiro e maio de 2023 registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) — o que representa um aumento de 18% em comparação a igual período do ano passado, quando foram contabilizados 6.068 casos desse tipo. Com isto, o órgão sugeriu comportamentos a serem reforçados ou evitados para diminuir essa estatística.

O tema entrou em pauta neste Maio Amarelo, quando ocorre campanha mundial que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.

“O Samu Ceará, como serviço de atendimento de urgência e emergência, sabe da importância dessa prevenção de acidentes no trânsito. Os profissionais trabalham diariamente para salvar vidas. Lembro que a prevenção é a chave para evitar tragédias, preservar a saúde e a integridade física das pessoas”, disse o coordenador da Central de Regulação de Urgências de Eusébio, Jefferson Oliveira.

A Secretaria da Saúde estadual, por meio do boletim epidemiológico sobre Acidentes de Transporte Terrestre, informou que, dos 25.869 óbitos por acidentes de trânsito entre os anos de 2009 até 2022, a maior parte envolveu:

• Os motociclistas (39,1%);

• Seguidos de vítimas por outros acidentes de transportes terrestre (25,3%)

• Pedestres (18,7%)

• Automóveis (13,0%)

• Ciclistas (2,8%)

• Pessoas vítimas de veículo de transporte pesado (1,1%).

Por isso, o atendimento pré-hospitalar reforça a importância do uso do capacete, do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças, de acordo com a idade. Para o Samu Ceará, é fundamental, ainda, respeitar os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige e não consumir bebidas alcoólicas antes de assumir o volante.

“Juntos podemos fazer a diferença e contribuir para um trânsito mais seguro e humano. Cuide da sua vida e da vida dos outros. Respeite as leis de trânsito e dirija com prudência. O Samu Ceará está sempre à disposição para atender a população em caso de emergência, mas a prevenção é a melhor opção”, avaliou Oliveira.

O Samu Ceará realiza atendimento de urgência e emergência e possui a maior cobertura do Brasil, alcançando 183 dos 184 municípios cearenses. As equipes têm a responsabilidade de transportar pacientes aos hospitais e unidades de saúde.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário