Web Radio Cultura Crato

domingo, 18 de junho de 2023

Cerca de 37% dos domicílios cearenses têm moto e 28% possuem carro


Foto Fabiane de Paula
O número de domicílios no Ceará com motocicleta superou, novamente, o de carros, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nessa última sexta-feira (16). As motos estão em 37,3% das casas cearenses, enquanto os veículos de duas rodas se fazem presentes em 28%. 

No total, 1,1 milhão de domicílios possuem motos. A Pnad Contínua aponta ainda um total de 865 mil residências com veículos de quatro rodas. De acordo com o IBGE, o número de fechou em todo o Ceará em 2022 fechou em pouco mais de 3 milhões.

CASAS COM MOTO E CARRO AUMENTARAM 32%

Quando se analisa número de casas onde ambos os veículos são utilizados, o dado é 10% nos domicílios.. A Pnad Contínua não dispõe de dados de 2020 e 2021 por conta da pandemia da Covid-19, mas ao analisar os dados entre 2016 e 2019, contando com 2022, é possível perceber que todos os números aumentaram, incluindo o de quem tem moto e carro em casa.

O aumento entre o dado de 2016 e o dado de 2022 foi de 32%. Há sete anos, 233 mil residências possuíam motocicleta e carro, enquanto no ano passado 308 mil informaram ter os dois.

Esse é o caso do motorista Francisco Hélio Braz da Costa, 47 anos. Ele usa sua moto prioritariamente para o trabalho e deixa o carro para as necessidades da família e para o lazer.

O critério é econômico: "Não se compara a economia da moto com a do carro para trabalhar no dia a dia".

"Às vezes uso o carro no meio da semana para resolver alguma coisa o levar um filho em uma consulta, ou então quando está chovendo. O carro é muito importante também quando você quer fazer uma viagem com a família, passear e fazer compras, pois ficar dependendo de carro por aplicativo e favores não dá", aponta o motorista.

https://elberfeitosa.blogspot.com/

Suspeito de matar companheira grávida de cinco meses é preso em Caucaia

Homem estava foragido após deixar local do crime

Vítima esperava o primeiro filho

Com o apoio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caucaia, agentes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturaram, na noite da última sexta-feira (16), o suspeito de matar Patrícia Soares, de 27 anos. A vítima estava grávida de cinco meses, e esperava o primeiro filho.
De acordo com a corporação, a prisão ocorreu após um mandado de prisão preventiva pelo crime de feminicídio ter sido expedido contra o acusado, de 42 anos. O homem foi capturado no bairro Parque Soledade, em Caucaia, e, agora, encontra-se a disposição da Justiça.
Por enquanto, a polícia ainda aguarda laudo para confirmar o que provocou a morte da vítima.

RELEMBRE O CASO - Patrícia Soares foi morta na madrugada da última terça-feira (13). A vítima morava em Tamboril.
Na madrugada do crime, um vizinho ligou para os familiares da mulher, contando ter ouvido o casal discutindo. Na residência, no entanto, agentes só encontraram o corpo de Patrícia, enquanto o suspeito havia deixado o local.

GRAVIDEZ - Conforme relatado por uma amiga da vítima, Patrícia estava grávida de cinco meses, e esperava ansiosa pela chegada do primeiro filho. A criança, porém, não era filha do suspeito, com quem a vítima estava há quatro meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário